ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 3 (Prática) – Modelagem Parte III – usando imagens de fundo como referência para modelagem; Modelagem Parte IV – diferenças entre high poly e low poly

Modelagem Parte III – usando imagens de fundo como referência para modelagem

» Trabalhando com Image Planes

Utilizar imagens de fundo como referência, às vezes, torna-se fundamental. Elas servem como guias durante a modelagem, nos auxiliando a ter noção exata de volume e escala.

 

» Modelagem por curvas (NURBS)

O Autodesk Maya permite a modelagem a partir do desenho de curvas na área de trabalho. Esse tipo de modelagem fornece objetos muito mais suavizados do que a modelagem por polígonos. Esse vídeo explica todos os pormenores e dá uma boa ideia daquilo que podemos fazer com NURBS.

 

 


Modelagem Parte IV – diferenças entre high poly e low poly

» Low Poly vs High Poly

É importantíssimo saber as diferenças entre uma modelagem com alto número de polígonos (high poly) e aquela com baixo número de polígonos (low poly). Em animações e filmes utiliza-se quantidades altas de polígonos (chegando, por vezes, aos milhões), pois cada frame é renderizado antes. Em jogos eletrônicos, quanto menor o número de polígonos, melhor será a performance, pois exigirá menos processamento computacional em tempo real.

 

» Exemplo

Aqui, um exemplo de modelagem low e high em um mesmo objeto (geralmente o fluxo de trabalho segue essa ordem).

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando a imagem de referência como Image Plane, modele dois objetos dentre os abaixo: 1) usando apenas Primitivas e Ferramentas; 2) utilizando NURBS.

 

 

 

  • A partir de Primitivas e Ferramentas, modele, utilizando a imagem de referência como Image Plane, um modelo low poly e um modelo high poly da embarcação abaixo.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Escolha uma das formas de vaso grego (exceto olpe e pyxis) e modele, utilizando a imagem abaixo como Image Plane, dois objetos: um low poly e um high poly. Não esqueça de enviar os dois modelos aos professor. Dica: você pode modelar com NURBS e depois converter para polígonos a fim de criar as versões low e high.

 

 

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

13 thoughts on “Aula 3 (Prática) – Modelagem Parte III – usando imagens de fundo como referência para modelagem; Modelagem Parte IV – diferenças entre high poly e low poly

    1. Oi, Renata!
      Enócoa é um dos modelos mais complicados de se modelar e você conseguiu muito bem! Eu apenas iria sugerir que colocasse mais edge loops de contenção na base do modelo high poly para que fique menos redonda e se assemelhe mais ao low poly nessa parte. Parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Georgete!
      Seus modelos ficaram ótimos, meus parabéns! Sobre eles, não tenho nada a sugerir. (No caso do Sketchfab em si, as suas anotações ficaram trocadas). Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Paul!
      Seu modelo está muito bom e, de fato, é um grande avanço quando comparado ao exercício anterior: mandou muito bem! Minha sugestão seria, no modelo low-poly, arrumar alguns edge loops para deixá-lo mais “redondo” (ali na parte do pescoço do vaso). Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus!
      Excelente trabalho! No modelo high-poly, as alças estão “vazando’ um pouco para dentro do corpo do vaso: isso pode ser resolvido puxando um pouco pra trás, ou criando edge loops de contenção antes de dar o smooth. Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Vinicius!
      Estão muito bons seus modelos! No caso das alças, elas seriam “horizontais”, mas, de fato, o perfil da imagem que passei dá a impressão de que eram “em pé”. Parabéns!
      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *