Líder do Grupo de Pesquisa
Doutor em Arqueologia
É Professor Doutor do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande. Bacharel em História (FFLCH-USP), Mestre e Doutor em Arqueologia (MAE-USP). O pesquisador possui artigos publicados sobre o diálogo entre Realidade Virtual e Arqueologia em importantes eventos acadêmicos nacionais e internacionais, como o CAA (2016), a SVR (2014/2015) e a AIAC (2013). Atualmente, é pesquisador e Supervisor de Produção Tecnológica do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP, MAE-USP), sendo responsável pelo desenvolvimento da área de ciberarqueologia, à qual é o primeiro a ter projeto de pesquisa acadêmico registrado em âmbito nacional (financiado pela FAPESP). Os trabalhos ciberarqueológicos dirigidos pelo pesquisador no LARP já foram objetos de pauta em meios midiáticos impressos e digitais. Professor Ministrante da disciplina "ARQ5102 - 1 - Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real" no MAE-USP.
Líder do Grupo de Pesquisa
Professor Doutor de Arqueologia Clássica do MAE/USP
Pesquisadora de doutorado pela Teesside University (Reino Unido) sob orientação de Tim Thompson, financiado integralmente pela CAPES. Mestra em Bioarqueologia pela Exeter University (Reino Unido) sob orientação do Prof. Christopher Knüsel, financiado integralmente pela Wenner-Gren Foundation. Sua graduação resultou em uma menção honrosa pelo primeiro lugar na graduação em História pela UFPel. Publicou artigos e capítulos nas áreas de bioarqueologia, bioarqueologia digital, arqueologia digital, arqueologia da cremação, arqueologia forense, métodos analíticos avançados e zooarqueologia (ORCiD 0000-0002-5563-5682). Fundadora do blog Bones, Burials and Black Coffee. Presidenta da Computer Applications and Quantitative Methods in Archaeology Brasil (CAA-BR), pesquisadora Associada do LEPAARQ (UFPel), integrante do projeto Jê Landscapes of Southern Brazil, colaboradora do Alfred Russel Wallace Correspondence Project (Natural History Museum, Londres), ARIADNE Transnational Access Scholar 2016; membro da SAA; SAB; CAA; BABAO; AAPA; ABRAF; ICAZ ; AEA.
Bacharel em História e Mestre em História Social (FFLCH-USP). Doutor em História Econômica (FFLCH-USP) e coordenador do Núcleo de Humanidades Digitais do Laboratório de Estudos Medievais da USP (LEME-USP). Sua pesquisa envolve a história política do Senhorio da Irlanda no século XIII e a aplicação de teoria dos jogos e métodos computacionais à análise histórica. Possui publicações na área de historical game studies e ministra aulas sobre o assunto à graduação desde 2014. É criador do site Finisgeekis, no qual escreve sobre game design e cultura pop.
Possui Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Pará (2017). É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), onde desenvolveu pesquisa de mestrado envolvendo a representação dos patrimônios arqueológicos em jogos eletrônicos. É pesquisadora bolsista CNPq/CAPES e colabora com o Laboratório de Arqueologia Romana e Provincial (LARP-MAE-USP) em produções de texto periódicas. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC), no período de 2014 a 2016 atuando nas áreas de: Arqueologia Histórica e Museologia no projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu: Uma Arqueologia dos Subalternos.
Doutoranda em Ciências da Comunicação (área de concentração: processos midiáticos) na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais (UNISINOS), com bolsa CNPq. Mestre em Ciências da Comunicação (UNISINOS), com bolsa CAPES. Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais (UNISINOS). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFN). Integra o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). No doutorado, sua pesquisa busca pensar no embodiment em realidade virtual - ou em uma experiência corporificada, olhando para jogos (mantendo a perspectiva mídia-arqueológica e do archaeogaming).
Graduado e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica. É Mestre no Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) no programa de Arqueologia. Membro regular do LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, com a pesquisa de mestrado intitulada: Moedas romanas na Germânia Magna: tipificação e interpretação dos achados numismáticos.
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi pesquisador Bolsista FAPESP de Iniciação Científica na área de iconografia monetária e numismática romana, e membro pesquisador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do Museu de Arqueologia e Etnologia (LARP-MAE-USP), tendo realizado estágio de pesquisa no Department of Archaeology & Ancient Near Eastern Cultures da Tel-Aviv University durante os meses de Dezembro de 2016 e Março de 2017 com apoio do Kadman Numismatic Pavillion do Eretz-Israel Museum, do Israel Museum e da Israel Antiquities Authority. Atualmente, é mestrando em Arqueologia no MAE-USP.
Atualmente é chefe da Seção de Apoio Institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Colabora com o Labeca (Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga, MAE/USP) e LARP (Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, MAE/USP) na produção de materiais audiovisuais.
Colaboradores
Graduada em Ciências Biológicas (UNISUL) e Mestre em Arqueologia (MAE/USP). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (GRUPEP/UNISUL), no qual tem experiência em Arqueologia Brasileira; Arqueologia Costeira; Sambaquis; Zooarqueologia; Bioarqueologia; Curadoria e Gestão de Acervos Arqueológicos; e Educação Patrimonial. Integrou a equipe do projeto temático Jê Landscapes of Southern Brazil durante o mestrado, atuando principalmente na pesquisa voltada para os vestígios zooarqueológicos de sítios costeiros de Santa Catarina.
Mestranda do curso de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia - USP, possui graduação em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa GRUPEP/Arqueologia, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), atuando com Arqueologia Brasileira, Arqueologia Costeira, Sambaquis, Bioarqueologia e Arqueologia Funerária. Também tem experiência em Práticas de Curadoria de Material Arqueológico, Arqueologia Subaquática e Educação Patrimonial.
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, na graduação realizou estágio no Labeca (Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga, MAE/USP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), com pesquisa na área de numismática grega e iconografia, mais especificamente as representações da deusa Atena na Magna Grécia, no período clássico.
Bacharelanda em Arqueologia com ênfase em Arqueologia do Capitalismo (Universidade Federal do Rio Grande). Já realizou trabalhos referentes à elaboração de um acervo digital para reserva técnica arqueológica da FURG, o antigo LEPAN. Atualmente atua na área da Arqueologia Preventiva e desenvolve pesquisas no âmbito das Humanidades Digitais, onde tem como referência problematizações nos contextos do Archaeogaming e a Arqueologia da Paisagem em jogos digitais.