Equipe

Alex Martire
Coordenador
Líder do Grupo de Pesquisa
Doutor em Arqueologia
Bacharel em História (FFLCH-USP), Mestre e Doutor em Arqueologia (MAE-USP). O pesquisador possui artigos publicados sobre o diálogo entre Realidade Virtual e Arqueologia em importantes eventos acadêmicos nacionais e internacionais, como o CAA (2016), a SVR (2014/2015) e a AIAC (2013). Atualmente, é pesquisador e Supervisor de Produção Tecnológica do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP, MAE-USP), sendo responsável pelo desenvolvimento da área de ciberarqueologia, à qual é o primeiro a ter projeto de pesquisa acadêmico registrado em âmbito nacional (financiado pela FAPESP). Os trabalhos ciberarqueológicos dirigidos pelo pesquisador no LARP já foram objetos de pauta em meios midiáticos impressos e digitais. Professor Ministrante da disciplina "ARQ5102 - 1 - Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real" no MAE-USP.
Currículo LattesLARP
Vagner Porto
Co-coordenador
Líder do Grupo de Pesquisa
Professor Doutor de Arqueologia Clássica do MAE/USP
É Professor Doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Mestre e Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu escavações arqueológicas em parceria com o IGESPAR (Portugal), com a Universidade de Brown (EUA), e com a Universidade de Tel Aviv, (Israel). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia mediterrânica e do Oriente Próximo, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia romana provincial, Numismática do Mundo Antigo e curadoria de exposições. É professor associado do LARP (MAE, USP); presidente da CCEx - Comissão de Cultura e Extensão do MAE-USP; e Secretário Geral da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.
Currículo LattesLARP
Priscilla Ulguim
Doutora em Arqueologia (Teesside University - Reino Unido)

Pesquisadora de doutorado pela Teesside University (Reino Unido) sob orientação de Tim Thompson, financiado integralmente pela CAPES. Mestra em Bioarqueologia pela Exeter University (Reino Unido) sob orientação do Prof. Christopher Knüsel, financiado integralmente pela Wenner-Gren Foundation. Sua graduação resultou em uma menção honrosa pelo primeiro lugar na graduação em História pela UFPel. Publicou artigos e capítulos nas áreas de bioarqueologia, bioarqueologia digital, arqueologia digital, arqueologia da cremação, arqueologia forense, métodos analíticos avançados e zooarqueologia (ORCiD 0000-0002-5563-5682). Fundadora do blog Bones, Burials and Black Coffee. Presidenta da Computer Applications and Quantitative Methods in Archaeology Brasil (CAA-BR), pesquisadora Associada do LEPAARQ (UFPel), integrante do projeto Jê Landscapes of Southern Brazil, colaboradora do Alfred Russel Wallace Correspondence Project (Natural History Museum, Londres), ARIADNE Transnational Access Scholar 2016; membro da SAA; SAB; CAA; BABAO; AAPA; ABRAF; ICAZ ; AEA.

Currículo Lattes
Amanda Viveiros Pina
Doutoranda em Arqueologia (MAE-USP)

Possui Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Pará (2017). É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), onde desenvolveu pesquisa de mestrado envolvendo a representação dos patrimônios arqueológicos em jogos eletrônicos. É pesquisadora bolsista CNPq/CAPES e colabora com o Laboratório de Arqueologia Romana e Provincial (LARP-MAE-USP) em produções de texto periódicas. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC), no período de 2014 a 2016 atuando nas áreas de: Arqueologia Histórica e Museologia no projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu: Uma Arqueologia dos Subalternos. 

Lattes
Vinicius Marino
Doutorando em História (FFLCH-USP)
Bacharel em História e Mestre em História Social (FFLCH-USP). Atualmente, é doutorando em História Econômica (FFLCH-USP) e coordenador do Núcleo de Humanidades Digitais do Laboratório de Estudos Medievais da USP (LEME-USP). Sua pesquisa envolve a história política do Senhorio da Irlanda no século XIII e a aplicação de teoria dos jogos e métodos computacionais à análise histórica. Possui publicações na área de historical game studies e ministra aulas sobre o assunto à graduação desde 2014. É criador do site Finisgeekis, no qual escreve sobre game design e cultura pop.
Currículo LattesFinisgeekis
Caroline Oliveira
Mestra em Arqueologia (MAE-USP)

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, na graduação realizou estágio no Labeca (Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga, MAE/USP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), com pesquisa na área de numismática grega e iconografia, mais especificamente as representações da deusa Atena na Magna Grécia, no período clássico.

Currículo LattesLabeca
Tomás Partiti
Mestre em Arqueologia (MAE-USP)

Graduado e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica. É Mestre no Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) no programa de Arqueologia. Membro regular do LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, com a pesquisa de mestrado intitulada: Moedas romanas na Germânia Magna: tipificação e interpretação dos achados numismáticos.

Currículo LattesLARP
Juliana Mouro
Mestranda em Arqueologia (MAE-USP)
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atualmente, é mestranda em Arqueologia pelo programa de Pós Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) e graduanda em Letras, habilitação Francês, pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Dedica-se a pesquisa na área de arqueologia clássica, onde analisa temas como Urbanismo e identidade segundo epigramática romana, utilizando métodos de Text Mining.
Juliana MouroCurrículo LattesLARP
Matheus Morais
Bacharel em História (FFLCH/MAE-USP)

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi pesquisador Bolsista FAPESP de Iniciação Científica na área de iconografia monetária e numismática romana, e membro pesquisador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do Museu de Arqueologia e Etnologia (LARP-MAE-USP), tendo realizado estágio de pesquisa no Department of Archaeology & Ancient Near Eastern Cultures da Tel-Aviv University durante os meses de Dezembro de 2016 e Março de 2017 com apoio do Kadman Numismatic Pavillion do Eretz-Israel Museum, do Israel Museum e da Israel Antiquities Authority.

Currículo LattesLARP
Cleberson Moura
Graduando em Física (IF-USP)
Atualmente é chefe da Seção de Apoio Institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e licenciando em Física pelo Instituto de Física da USP. Colabora com o Labeca (Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga, MAE/USP) na produção de materiais audiovisuais.
Currículo LattesMAE/USP

 

Colaboradores

Jéssica Mendes Cardoso
Doutoranda em Arqueologia (MAE-USP)

Graduada em Ciências Biológicas (UNISUL) e Mestre em Arqueologia (MAE/USP). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (GRUPEP/UNISUL), no qual tem experiência em Arqueologia Brasileira; Arqueologia Costeira; Sambaquis; Zooarqueologia; Bioarqueologia; Curadoria e Gestão de Acervos Arqueológicos; e Educação Patrimonial. Integrou a equipe do projeto temático Jê Landscapes of Southern Brazil durante o mestrado, atuando principalmente na pesquisa voltada para os vestígios zooarqueológicos de sítios costeiros de Santa Catarina.

Currículo LattesJê Landscapes of Southern Brazil
Renata Estevam da Silva
Mestranda em Arqueologia (MAE-USP)

Mestranda do curso de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia - USP, possui graduação em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa GRUPEP/Arqueologia, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), atuando com Arqueologia Brasileira, Arqueologia Costeira, Sambaquis, Bioarqueologia e Arqueologia Funerária. Também tem experiência em Práticas de Curadoria de Material Arqueológico, Arqueologia Subaquática e Educação Patrimonial.

Currículo LattesGRUPEP