SIMPÓSIO

I SIMPÓSIO DO ARQUEOLOGIA INTERATIVA E SIMULAÇÕES ELETRÔNICAS – “(DES)CONSTRUINDO ARQUEOLOGIAS DIGITAIS”

16, 17, 18 e 19 de Novembro de 2020 (On-line em: www.youtube.com/archarise)

Programação: Clique aqui

Caderno de Resumos: Clique aqui

Ouvintes: O evento será transmitido ao vivo no canal do ARISE no YouTube estando aberto ao público em geral. A cada dia do evento, iremos compartilhar o link para o preenchimento do formulário de presença a quem quiser receber Certificado de participação.

 

Apresentação

O Grupo de Pesquisa CNPq ARISE – Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas foi fundado em maio de 2017, estando vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. O ARISE, atualmente, é formado por dez pesquisadoras e pesquisadores que abarcam todos os níveis de formação acadêmica (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e que estão distribuídos geograficamente pelo território nacional, do Norte ao Sul. Além disso, nosso grupo também conta com colaboradoras e colaboradores de outras instituições acadêmicas do Brasil.

Nossa proposta, desde o início, foi a de agregar pesquisadoras e pesquisadores com um interesse em comum: os videogames. Desse modo, o ARISE tem analisado a cultura material presente dentro, e a partir, dos jogos eletrônicos, além de entrevistar especialistas nos diversos campos da Arqueologia Digital. Outra vertente que vem se consolidando em nosso grupo é a do desenvolvimento de arqueojogos, ou seja, jogos com temática arqueológica: em 2019, lançamos o nosso primeiro produto dessa categoria, o Sambaquis – Uma História antes do Brasil, que obteve resultados muito positivos junto a professores, alunos e profissionais da Arqueologia.

Cerca de três anos após sua fundação, o ARISE organiza, agora, o seu primeiro Simpósio. Intitulado (Des)Construindo Arqueologias Digitais, os quatro dias de apresentações irão versar sobre uma gama de temas voltados à Arqueologia Digital, possuindo trabalhos focados em SIG, digitalização tridimensional, divulgação científica, museologia, Archaeogaming, entre outros. O fato de o Simpósio ser totalmente remoto e aberto, contribuiu para que representantes de todas as regiões do Brasil pudessem submeter suas comunicações: isso vai ao encontro daquilo que o nosso grupo sempre apregoou: a democratização da Arqueologia entre seus pares (e com o público em geral) a partir dos meios digitais.

Dessa forma, pretende-se, nesse Simpósio, estabelecer contatos e trocas de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais e público não acadêmico. Não à toa o título do nosso evento sugere que devemos averiguar como a Arqueologia Digital tem sido realizada em âmbito nacional, mas, também, que necessitamos perceber que ela não é única: é plural, diversificada. Iremos (des)construir as Arqueologias Digitais por meio do diálogo com especialistas na área e a participação aberta ao público em geral.

Esperamos que apreciem o nosso I Simpósio do Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas – (Des)Construindo Arqueologias Digitais, que só pôde ocorrer devido ao apoio do Laboratório de Arqueologia da UFPA (coordenado pelo Prof. Dr. Diogo Menezes Costa), do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG (coordenado pelo Prof. Dr. Andrés Zarankin), do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do MAE/USP (coordenado pelos Profs. Drs. Maria Isabel D’Agostino Fleming e Vagner Carvalheiro Porto), e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

 

Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto (Universidade de São Paulo)

Prof. Dr. Alex da Silva Martire (Pós-Doutorando – Universidade Federal de Minas Gerais)

Coordenadores do ARISE

 

——

COMISSÃO ORGANIZADORA DO I SIMPÓSIO DO ARQUEOLOGIA INTERATIVA E SIMULAÇÕES ELETRÔNICAS

Coordenação:

Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto

Prof. Dr. Alex da Silva Martire

 

Equipe discente na organização:

Vinicius Marino Carvalho

Amanda Daltro de Viveiros Pina

Tomás Partiti Cafagne

Caroline Aparecida Oliveira

Matheus Morais Cruz

Angélica Borges Jordani

 

Apoio técnico:

Cleberson Henrique de Moura

Angélica Borges Jordani

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Diogo Menezes Costa (Universidade Federal do Pará)

Prof. Dr. Andrés Zarankin (Universidade Federal de Minas Gerais)