BGS 2019

O ARISE na BGS 2019

por Matheus Morais Cruz

 

Saudações, arqueólogos e gamers de todo o Brasil!

Hoje iremos falar um pouco da maior feira de games de toda a América Latina: a Brasil Game Show!

 

A história da Brasil Game Show

 

 A Brasil Game Show, mais conhecida como BGS teve sua primeira edição em 21 de junho de 2009, no Rio de Janeiro (com o título Rio Game Show) e recebeu um público aproximado de 4 mil participantes. Ao perceber o entusiasmo do público e o potencial da feira no país, que chegou a ficar 3 anos sem qualquer evento desse tipo, seus organizadores decidiram realizar uma nova edição, no mesmo ano, nos dias 28 e 29 de novembro, contando com o dobro de pessoas da primeira edição. No ano seguinte, o evento recebeu o nome que usa até hoje, Brasil Game Show, e contabilizou cerca de 30 mil visitantes. Em 2011, a organização se surpreendeu novamente com a adesão do público, que ultrapassou a previsão de 50 mil pessoas, batendo na casa das 60 mil. Neste mesmo ano, foi anunciado ainda que a feira alternaria entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 2012, ano durante o qual a BGS recebeu um público de 100 mil visitantes (superando novamente as expectativas que eram de 80 mil), o que atribuiu ao evento o título de maior feira de jogos eletrônicos da América Latina. Contudo, no final desse ano, a organização anunciou que, a partir da edição de 2013, o evento ocorreria apenas na capital paulista.

Foi em 2011 que a Brasil Game Show se tornou o maior evento de jogos eletrônicos da América Latina (Foto: Divulgação/BGS)

 

A BGS conseguiu atrair 100 mil pessoas em 2012, para ver Mario, Luigi, Donkey Kong e muitos outros jogos (Foto: Divulgação/BGS).

 

A edição de 2013 foi a primeira a ser realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, ocorrendo nos dias 25 (exclusivo para a imprensa), 26, 27, 28 e 29 de outubro. A expectativa, desta vez de 150 mil visitantes, foi novamente superada, e a organização teve que utilizar o dobro do espaço em relação ao ano anterior. Essa edição contou ainda com grandes nomes de empresas do mundo dos games como Microsoft, Sony, Warner Games, Activision, EA, Blizzard Entertainment, NVidia, Razer, Ubisoft, entre outras, que apresentaram seus lançamentos para todo o público.

Em 2014, o espaço foi novamente dobrado, ocupando, dessa vez, todos os cinco pavilhões do Expo Center Norte, e recebeu mais de 250 mil visitantes.

Em 2015, novamente no Expo Center Norte, a BGS bateu o recorde de bilheteria, recebendo um pouco mais de 300 mil pessoas.

A nona edição da BGS ocorreu nos dias 1 a 5 de setembro de 2016 (diferente das anteriores que costumavam ocorrer em outubro) em u novo local: o São Paulo Expo. Essa modificação da data visou antecipar mais lançamentos e apresentar aos visitantes um número ainda maior de produtos inéditos. Foram mais de 200 marcas expondo seus trabalhos, e mais de 3 mil jornalistas do Brasil e do exterior registrando o evento. Os jogos em realidade virtual foram destaques, em especial, o Playstation VR, lançado naquele mesmo ano.

Em 2017, a BGS completou dez edições! Além do evento principal, um segundo foi realizado no Rio de Janeiro: a Brasil Game Cup Rio (BGC Rio), um campeonato de eSports que reuniu jogadores do país inteiro, premiando as equipes vencedoras e proporcionando muito entretenimento para os espectadores!

Em 2018, o evento foi ainda maior: contando com um público em torno de 330 mil visitantes! Além dos grandes nomes da indústria de games mundial, que apresentaram seus últimos lançamentos em jogos e produtos, a BGS também levou convidados importantíssimos como Michiteru Okabe (devil My Cry 5), Nolan Bushnell (Atari), Cory Barlog (God of War) e Daniel Pesina (Mortal Kombat I e II).

Estande da Xbox na BGS 2018 (Foto: Divulgação/BGS).

 

 

A Brasil Game Show 2019

A edição de 2019 ocorreu novamente no Expo Center Norte entre os dias 9 e 13 de outubro, e contou com inúmeras atrações, oferecendo uma programação que abrangeu desde palestras até campeonatos de jogos eletrônicos, além de estandes para venda de jogos, acessórios, colecionáveis, entre outros. Vamos agora aos pontos altos do evento!

 

  • Lançamentos e destaques

Nessa edição, a BGS apresentou uma série de lançamentos de grandes empresas de games, além de grandes destaques do ano, que foram exibidos nos cerca de 400 estandes que compuseram a feira.

Dois grandes games a serem anunciados na feira pertencem a Sony: o tão aguardado remake de Final Fantasy VII e a visão da Crystal Dynamics e da Square Enix do mundo de Vingadores com o jogo Marvel’s Avengers.

Final Fantasy VII (Fonte: Square Enix/Reprodução).

 

Outros destaques do espaço do PlayStation 4 foram Call of Duty: Modern Warfare, desenvolvido em parceria com a Activision, e Nioh 2, da Koei Tecmo. Falando ainda em Vingadores, foi apresentado ao público Iron Man VR, para aqueles que quisessem simular como seria uma aventura de super-herói na pele de Tony Stark. Também foram apresentados alguns conteúdos de Death Stranding, que não foi disponibilizado para teste, mas foi assunto de apresentações de gameplay ao longo do evento.

Death Stranding (Fonte: Kojima Productions/Reprodução).

 

Não podemos esquecer também de uma das maiores empresas de jogos da história: a Nintendo, que havia sumido do mercado brasileiro por um tempo, retornou com tudo, reservando a maior parte do seus estando para o grande lançamento Luigi’s Mansion 3. Além dele, os visitantes puderam experimentar outros jogos da marca como The Legend of Zelda: Link’s Awakening, Super Smash Bros. Ultimate, Super Mario Maker 2, Super Mario Party e Mario Kart 8 Deluxe.

Luigi’s Mansion 3 (Fonte: Nintendo/Reprodução).

 

Outros jogos exibidos no evento foram: Fortnite (Epic Games), Gears V (Xbox), Bleeding Edge (Xbox), Free Fire (Free Fire), FIFA 20 (PlayStation), Minecraft Dungeons (Xbox), Mortal Kombat 11 (WB Games), Battletoads (Xbox), CS:GO (BGS eSports), Concrete Genie (PlayStation), Crossfire (BGS eSports), Dreams (PlayStation), Ori and the Will of Wisps (Xbox), MediEvil (PlayStation), Predator: Hunting Grounds (PlayStation), Project Resistance (Xbox), Ready Set Heroes (PlayStation), Monster Hunter (PlayStation), Tom Clancys Ghost Recon Breakpoint (Xbox), PES 2020 (Xbox), Dragon Ball Z Kakarot (Xbox), e Borderlands 3 (Xbox). Dentre esses jogos, alguns ainda foram selecionados para os campeonatos eSports que agitaram a feira, como foram os casos de CS:GO, Mortal Kombat (Pro Kompetition), Crossfire e Gears of War 5.

Vencedoras do torneio feminino de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) (Foto: Divulgação/BGS).

 

  • Convidados

Nessa edição, a BGS também convidou grandes personalidades do mundo dos games para participar das atrações BGS Meet & Greet e BGS Talks. O principal objetivo era que eles pudessem conversar um pouco com o público sobre esse grande mercado que tem se estabelecido no Brasil e sobre os diversos caminhos que os gamers brasileiros podem seguir no mundo dos jogos eletrônicos. Na lista de convidados estavam os atores Steven Ogg, Shawn Fonteno e Ned Luke que interpretaram os personagens principais de GTA V; Hidetaka Miyazaki, diretor de Sekiro, Dark Souls e Bloodborne; John Romero, game designer de Doom e Quake, Al Lowe, programador de Leisure Suit Larry; Shota Nakama, produtor musical de Final Fantasy e Kingdom Hearts; Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter (Capcom), Charles Martinet, ator e dublador do Mário na série de jogos da Nintendo; Ed Boon, criador e diretor de Mortal Kombat e Injustice; Howard Warshaw, criador de E.T para Atari; D. C. Douglas, dublador do personagem Albert Wesker, da franquia Resident Evil; e Gary Stern, presidente da Stern Pinball. Algumas dessas aclamadas celebridades foram homenageadas e eternizadas na Wall of Fame, em reconhecimento à sua colaboração para a indústria!

Grandes nomes do mundo dos games na BGS Talks (Foto: Divulgação/BGS).

 

  • Video Game Orchestra

Outra grande atração do evento foi a Video Game Orchestra: duas formidáveis apresentações musicais de Shota Nakama, que emocionou o público tocando as músicas de clássicos do mundo dos games, como Castlevania, Metal Gear, Sonic, Final Fantasy, Persona 5, Persona Q, Chrono Cross, Chrono Trigger e New Game.

Video Game Orchestra com apresentações de Shota Nakama (Foto: Divulgação/BGS).

 

  • BGS Jam

A BGS Jam foi, provavelmente, uma das atrações mais emocionantes da feira: uma game jam disputada por dez equipes, cada uma com três jovens estudantes, que trabalharam 48 horas seguidas, começando as 15h do dia 9 até as 15h do dia 11 de outubro, com o objetivo de desenvolver um projeto de game! Todo o trabalho criado por elas era colocado à disposição do público, que poderia experimentar e eleger o seu jogo favorito.

Fachada da sala da BGS Jam na BGS 2019, onde os estudantes desenvolveram seus projetos de games.

 

  • BGS Cosplay

Além dos games, o que faz muito sucesso na BGS são também os cosplayers! O evento proporcionou para o público concursos de cosplay, divididos por categorias, que, além de oferecer ingressos VIPs aos participantes (que deveriam passar por uma análise e serem aprovados), também premiou os melhores figurinos com kits gamers, itens colecionáveis, entre outras coisas.

Concurso de cosplay na BGS 2019 (Foto: Divulgação/BGS).

 

  • Avenida Indie

A Avenida Indie é o local reservado pela BGS aos mais incríveis e talentosos desenvolvedores independentes. A atração foi apresentada por meio de uma parceria com o Banco do Brasil e teve por objetivo promover o desenvolvimento nacional de jogos eletrônicos e estimular a criação de ambientes no mercado de games nacional. Dentre os jogos apresentados nessa área, os que nos chamaram mais atenção foram:

The Monstrous Frontier, um jogo RTS (ainda em pré-alpha) com mecânicas singulares e criativas da Software WA, no qual o jogador toma o papel de um aventureiro aposentado, que funda uma vila e designa, por meio de quests criadas pelo ele próprio, uma série de tarefas – como cortar madeira, caçar monstros, construir edifícios – aos “aventureiros” que habitam a vila. O jogo está previsto para ser lançado em junho de 2020;

Eternal Hope, um puzzle plataforma, com mecânicas muito parecidas com as de Limbo e Ori and the Blind Forest, e uma narrativa muito chamativa e sensível, na qual o jogador acompanha a história de um casal apaixonado que foi separado pela morte. Eternal Hope abriu uma campanha no Indiegogo no dia 22 de outubro de 2019, e tem previsão para lançamento agora em 2020.

Out of Space, um partygame gerado proceduralmente e que comporta até quatro jogadores, os quais devem se organizar para arrumar e proteger a nave espacial onde habitam, cumprindo, para isso, uma série de funções – o que faz com que o jogo se assemelhe ao game Overcooked. Out of Space está atualmente em early-access, já disponível na Steam, e pretende ser lançado também para outras plataformas como Xbox, PS4 e Switch.

Planeteer foi um dos únicos games VR da área indie e chama a atenção por unir comédia e ação em um jogo de tiro, sobrevivência de ondas e crafting. Sua data de lançamento está prevista para o segundo semestre de 2020, para Oculus Rift, embora o estúdio desenvolvedor planeje adaptar para outros Headsets VRs.

Anthropomachy é um jogo de estratégia, desenvolvido e distribuído pela Toy Box Lab, no qual o jogador escolhe um deus grego que tem por objetivo reconquistar a fé das pessoas ao lidar com problemas atuais no século XXI. O jogo foi lançado no dia 1 de novembro de 2019 e está disponível para compra na Steam.

 

E, aí? Animados em participar desse evento sensacional? Fiquem ligados em nossas redes sociais e em nosso site. A pré-venda exclusiva de ingressos da edição de 2020 para clientes Ourocard já começou e vai somente até dia 27 de fevereiro! A BGS 2020 ocorrerá no Expo Center Norte entre os dias 8 e 12 de outubro.

 

Confira abaixo algumas fotos do evento!