Apresentação do Projeto

Sambaquis – Uma História Antes do Brasil é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de quase 20 meses, iniciando-se em setembro de 2017 e sendo lançado em maio de 2019. O projeto é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq ARISE – Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, e o GRUPEP – Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia, da Unisul (Tubarão, Santa Catarina).

A ideia inicial do projeto era fazer um simulador de caminhada (walking simulator) que mostrasse ao usuário os elementos presentes nos sambaquis (que significa amontoado de conchas na etimologia Tupi-Guarani) costeiros brasileiros. Contudo, ao passar do tempo, o grupo de desenvolvedoras e desenvolvedores entendeu que, a fim de tornar a Divulgação Científica mais atrativa ao público em geral, seria necessário que o projeto se tornasse um jogo eletrônico, com missões e conversas com personagens e, principalmente, que fosse ambientado em tempos passados, reproduzindo a paisagem sambaquieira de cerca de três mil anos atrás. Dessa forma, optou-se por um jogo no estilo Adventure, que permitisse ao jogador a navegação livre pelo território, além de aprofundamento de temáticas oriundas de pesquisa acadêmica em forma de diálogos interativos com as demais personagens na paisagem. Esse foi o embrião do jogo que você poderá experimentar aqui!

Uma vez consolidada a ideia geral, foram necessárias várias etapas de produção para a concretização do projeto. Primeiramente, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e imagética sobre sambaquis – essa etapa foi cumprida pelas desenvolvedoras especialistas na temática sambaquieira Jéssica Mendes Cardoso (Mestra em Arqueologia pelo MAE-USP/Pesquisadora do GRUPEP) e Renata Estevam da Silva (Mestranda em Arqueologia pelo MAE-USP/Pesquisadora do GRUPEP). A seguir, foi produzida a narrativa (storytelling) do jogo, com suas missões e diálogos – essa etapa foi discutida em grupo e redigida pelo desenvolvedor Tomás Partiti Cafagne (Mestre em Arqueologia pelo MAE-USP/Pesquisador do ARISE). Por fim, foi produzida a parte visual do jogo, com as modelagens tridimensionais de objetos e personagens, além da programação da lógica do jogo – etapa realizada pelo desenvolvedor Alex da Silva Martire (Doutor em Arqueologia pelo MAE-USP/Coordenador do ARISE). Terminado todo o jogo, ele foi compilado e distribuído gratuitamente via website do ARISE.

Mas não paramos por aí!

Uma vez que as desenvolvedoras e desenvolvedores acreditam na importância fundamental da extroversão de conhecimento produzido na Academia para o público não especializado na temática, foi levada adiante a produção de um material voltado para professoras e professores. Desse modo, as desenvolvedoras Jéssica e Renata, juntamente com a pesquisadora do GRUPEP Bruna Cataneo Zamparetti, elaboraram o Guia Didático do projeto. Nele, além de informações que aprofundam as questões surgidas no jogo, também há propostas de uso do jogo eletrônico em sala de aula. O guia foi editado pela Profa. Dra. Veronica Wesolowski, do MAE-USP.

Desse modo, então, você tem agora acesso a um material totalmente desenvolvido por especialistas em Arqueologia. Um jogo arqueológico sobre uma parte do passado de nosso país. Nosso maior objetivo, confessamos, é que o nosso jogo sensibilize o público para a importância da preservação de nossa cultura material, de nosso passado rico em histórias contadas e ainda por contar.

Sambaquis – Uma História Antes do Brasil foi desenvolvido pensando em você. E para você. Aproprie-se dele sem moderação!

 

Nossos sinceros agradecimentos,

Alex, Jéssica, Renata e Tomás