Os Triunfos de Tarlac

Download do Jogo

Download do Manual de Regras

Download do Guia Didático

Tese de Vinicius Marino Carvalho (História/USP)

Apresentação
Os Triunfos de Tarlac é um jogo de tabuleiro de descoberta científica desenvolvido pelo ARISE em parceria com o grupo de pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais (IM-HD) do Laboratório de Estudos Medievais da USP (LEME-USP). Seu desenvolvimento começou em 2019, atravessou os anos difíceis da pandemia de Covid-19 até seu lançamento, em 2022.

O jogo é um produto final da tese de doutorado do nosso pesquisador Vinicius Marino Carvalho. Vinicius desejava estudar as consequências da mudança climática sobre uma série de guerras que afligiu a Irlanda entre 1276-1318. Para tanto, criou um agent-based model (ABM): simulação eletrônica não-interativa que nos permite rodar “experimentos virtuais” sobre sociedades do passado. Vinicius, no entanto, precisa de uma ferramenta que permitisse a ele verificar se o modelo representava adequadamente os fenômenos históricos. E, de quebra, que o tornasse acessível a um público leigo.

Tarlac foi a resposta a esta necessidade. O jogo é uma versão analógica do modelo computacional, que permite a jogadores explorarem, discutirem e modificarem as ideias desenvolvidas na tese de Vinicius.

Traduzir um ABM a um jogo de tabuleiro, de maneira que as regras correspondessem ao código em uma proporção 1:1 não foi tarefa fácil. Ela demandou o esforço e olhar aguçado da pesquisadora e pesquisadores do ARISE Alex da Silva Martire, Amanda Daltro de Viveiros Pina, Matheus Morais Cruz e Tomás Partiti Cafagne; dos membros do IM-HD Eric Cyon, Gabriel Cordeiro e Vinícius Veneziani de Oliveira, ao longo de muitas sessões de playtesting. Por conta da pandemia, estas reuniões tiveram de ser realizadas virtualmente por meio do software Tabletop Simulator.

Garantir que as mecânicas correspondessem à agência histórica das personagens foi apenas metade do trabalho. A equipe também tomou cuidados para garantir que a identidade visual do projeto correspondesse à cultura medieval da Irlanda dos séculos XIII e XIV. Auxiliado por Vinicius Marino, nosso artista Vinícius Veneziani produziu ilustrações baseadas em figuras, artefatos e edifícios da época. Ao mesmo tempo, o arqueólogo e designer gráfico Gabriel Cordeiro elaborou um tabuleiro inspirado no Mapa Gough, conhecida fonte cartográfica produzida nas Ilhas Britânicas no século XIV.  A designer Vivian Marino Gonçalves Pereira adaptou este material ao formato print & play.

Seguindo a metodologia de trabalho do ARISE, a equipe produziu também um guia didático alinhado às diretrizes da BNCC. Este material conta com introduções históricas, sugestões de atividade, glossário e bibliografia recomendada para auxiliar professores que porventura tenham o interesse de trabalhar com Tarlac em sala de aula. O livreto foi escrito por Vinicius Marino e Amanda Viveiros com consultoria do medievalista e professor de ensino secundário Dr. Victor Borges Sobreira.

Para garantir que nosso trabalho atingisse o maior número possível de pessoas – e, em especial, irlandeses – disponibilizamos o jogo tanto em português como em inglês. Os manuais e material de apoio foi montado, diagramado e revisado graças ao trabalho de Cleberson Henrique de Moura, Maria Antonia de Souza Lisboa e Manoela Belinello.

Esperamos que vocês curtam reviver Os Triunfos de Tarlac tanto quanto nós curtimos trazer esta história de volta à vida. Um bom jogo – e uma boa viagem à Irlanda medieval!