ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 1 (Prática) – Ambientes Tridimensionais e Interface do Blender

PARE AGORA O QUE ESTÁ FAZENDO!

Antes de tudo, baixe o Blender (versão 2.8) nesse link: https://www.blender.org/download/

Uma dica: caso o servidor do site do Blender esteja demorando muito para fazer o download, você pode baixar o programa via plataforma Steam aqui.


Nas aulas práticas, vou apenas deixar materiais de referência aqui, para que você possa aprofundar o que foi dito em aula. Desse modo, vou selecionar links e vídeos que sejam do interesse e colocá-los nas seções correspondentes. Ao final, vou colocar o Powerpoint utilizado na sala de aula (porém, aviso: ele é um resumão; aconselho, de verdade, que busque aprofundar os conhecimentos em fóruns, sites oficiais, e YouTube).


» Como objetos 3D são renderizados em telas/monitores 2D

Esse vídeo é muito explicativo sobre essa questão: nós modelamos objetos tridimensionais, mas toda a modelagem acontece em um ambiente 2D, correto?

 

» Etapas do trabalho 3D

Todo trabalho 3D passa por três etapas básicas: 10 modelagem; 2) texturização; 3) iluminação/renderização. Esse vídeo apresenta o fluxo de trabalho.

 

» Interface do Blender

Vídeo mostrando as principais abas da interface do programa, além da navegação básica no ambiente tridimensional.


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.

 


Exercícios para entregar

Aqui vai o exercício quando houver. Na primeira aula você apenas precisa criar uma conta na plataforma Sketchfab e passar o link do perfil para o professor.

Para mais detalhes sobre o uso do Sketchfab, acesse esse link.

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

15 thoughts on “Aula 1 (Prática) – Ambientes Tridimensionais e Interface do Blender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *