Aula 9 (Prática) – Interação em Tempo Real IV – iluminação na cena, lightmapping, occlusion culling
» Iluminação e Lightmapping
Como em tudo relacionado ao 3D, a iluminação de uma cena é um processo fundamental: um bom jogo de luzes pode mudar o clima de um jogo e, também, afetar a performance no processamento computacional. Abaixo, uma introdução ao Lightmapping – técnica que transforma em texturas a iluminação de uma cena, criando um efeito bem realista.
- Vídeo mostrando a técnica de iluminação em ambientes fechados.
- A iluminação em tempo real é exemplificada nesse vídeo.
» Occlusion Culling
A técnica de “esconder” objetos que não são vistos pela câmera é essencial: sem ela os jogos ficariam tão pesados graficamente que simplesmente não rodariam nos computadores/videogames. Esse vídeo é um bom panorama sobre o tópico.
- Nesse vídeo, a oclusão é explicada na prática.
Arquivos de aula
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Exercícios de aula
Vamos continuar nossa empreitada no Museu virtual. Dessa vez, vamos trabalhar a performance, estabelecendo a iluminação, criando lightmaps e fazendo a oclusão.
<curso versão 2018>
</curso versão 2018>
Exercício para entregar
Relaxe que essa semana é folga, estamos quase acabando o curso e você precisa recuperar suas forças para a Avaliação Final!
Powerpoint da aula
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