ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 9 (Prática) – Interação em Tempo Real IV – iluminação na cena, lightmapping, occlusion culling

» Iluminação e Lightmapping

Como em tudo relacionado ao 3D, a iluminação de uma cena é um processo fundamental: um bom jogo de luzes pode mudar o clima de um jogo e, também, afetar a performance no processamento computacional. Abaixo, uma introdução ao Lightmapping – técnica que transforma em texturas a iluminação de uma cena, criando um efeito bem realista.

 

  • Vídeo mostrando a técnica de iluminação em ambientes fechados.

 

  • A iluminação em tempo real é exemplificada nesse vídeo.

 

» Occlusion Culling

A técnica de “esconder” objetos que não são vistos pela câmera é essencial: sem ela os jogos ficariam tão pesados graficamente que simplesmente não rodariam nos computadores/videogames. Esse vídeo é um bom panorama sobre o tópico.

 

  • Nesse vídeo, a oclusão é explicada na prática.

 

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

Vamos continuar nossa empreitada no Museu virtual. Dessa vez, vamos trabalhar a performance, estabelecendo a iluminação, criando lightmaps e fazendo a oclusão.

 

 


Exercício para entregar

Relaxe que essa semana é folga, estamos quase acabando o curso e você precisa recuperar suas forças para a Avaliação Final!

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

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