Aula 3 – Texturização no Blender
Caso não possua o Photoshop, pode utilizar o programa gratuito GIMP.
Arquivos de aula
Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.
Exercícios de aula
- Utilizando o seu modelo de vaso grego da aula passada, texturize-o com a imagem fornecida nos Arquivos de aula.
- Desembrulhe (unwrap) a malha do objeto e faça a sua textura no editor de imagens com os arquivos fornecidos nos Arquivos de aula.
Exercício para entregar
Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em sua nuvem preferida nos comentários ao final dessa página.
- Você se lembra da casa viking que modelou na Aula 1? Pois bem, é hora de texturizá-la! Faça uma pesquisa para encontrar imagens que melhor se adaptem ao seu modelo 3D (sugiro que dê uma boa olhada no site Textures.com). Abra a malha de seu modelo, exporte o layout UV para o seu editor de imagens preferido e crie uma textura apenas (salve como JPG). Suba o arquivo exportado .FBX na sua nuvem e deixe nos comentários.
Para exportar o seu arquivo .FBX com as texturas, faça o seguinte:
42 thoughts on “Aula 3 – Texturização no Blender”
Comments are closed.
Segue a minha casa Viking texturizada:
https://bit.ly/3hdGJIl
Como eu não estava me acertando em colocar as texturas na original, acabei fazendo outra casa. Acho que até ficou melhor, nada como a prática. Mas na hora de texturizar estava já com pouco tempo e criei um material para cada parte, para poder ajustar tudo no blender.
Olá! Nossa, ficou muito bom! De verdade! O modelo está bem limpo e a texturização ficou ótima. A minha sugestão seria colocar as aberturas das malhas sempre dentro do “quadrado UV” da área de edição: embora tenham ficado ótimas no seu modelo, o fato de estarem pra fora do quadrado (no caso do telhado e paredes), pode dar problema futuro em programas de jogos. Continue o bom trabalho!
Olá. Segue o link do modelo texturizado da casa Viking que fiz na primeira aula. A parte de baixo não dei muita atenção pois a mesma fica escondida. Tive um problema com os Normals, acredito eu, nas duas faces em forma de triângulo na parte da frente e de trás do modelo, quando coloquei na Unity as faces apontam para dentro, então usei a função Recalculate Normals para ver se corrigia, mas não corrigiu. Posteriormente irei corrigir manualmente. Há também o mesmo erro atrás dos adornos no teto da casa.
https://drive.google.com/file/d/1PVl54X_aNzWODDMPLiadOz-PqxdJZd3v/view?usp=sharing
Olá, Gean! Seu modelo texturizado ficou excelente! Com relação às normais, vc pode fazer o seguinte: vai no botão Show Overlays (canto superior direito) e clica na flechinha – se estiver em modo de edição, vai ver a opção, lá embaixo, de show normals: habilitando, vc terá uma noção melhor das faces que estão para dentro. Aí é simples: basta selecionar as faces, ir em Mesh > Normals > Flip. Vai corrigir. Bom trabalho!
Segue o link: https://www.dropbox.com/s/29epvtnv4zf1r10/casa.viking.fbx?dl=0
Não sei se deu certo pois, apesar de ter seguido o passo a passo, quando fui testar não apareceu a textura.
Olá, Lorrana! De fato, a textura não veio embutida no FBX: vc chegou a selecionar o quadradinho azul e mudar o path mode para “copy” como está na página? Porém, vi o mapa UV e vc abriu a malha direitinho, ótimo trabalho!
Acho que consegui resolver o problema. Segue o link: https://www.dropbox.com/s/5glqh0swg3c7bqy/casa.viking2.fbx?dl=0
Olá, Lorrana! Agora veio certinho! De sugestão, só olhar um dos adornos de chifres: uma parte da UV dele ficou para fora da textura, então as faces do modelo ficaram brancas, mas isso se resolve rapidamente copiando e coloando outra textura de madeira no PS. Parabéns!
Boa noite, segue aqui minha casa texturizada. Ainda estou com dificuldades pra acertar a imagem no Photoshop. Também fico um pouco perdida com vários elementos no UV, pra lembrar o que cada figura no 2D é no 3D… Vocês têm alguma dica pra ajudar nisso? Obrigada!
https://drive.google.com/file/d/1oFtaLKSbQPIMcS-4TpHLYS0DNeDFGIg0/view?usp=sharing
Oi, Jessica! A sua texturização ficou com algumas falhas com relação ao alinhamento das imagens no Photoshop: isso se deve ao fato de a abertura da malha ter fica um pouquinho confusa: o ideal é sempre abrir a malha de modo que ela lembre uma visão ortográfica dos objetos. Com relação a ver o 2D no 3D, recomendo habilitar o Uv Sync Selection (botão com duas setinhas em direção opostas) na área do mapeamento UV: aí, quando vc selecionar no modelo, vão aparecer na malha 2D as respectivas faces 🙂
Oi! Eu tentei melhorar, mas ainda ficou um pouco distorcida a imagem: https://drive.google.com/file/d/1lzFGql86CEC45g6JrszR5AG1K67M0BOD/view?usp=sharing
Oi, Jessica. O FBX veio sem textura, mas dei uma olhada no UV e parece que melhorou, sim! Ainda tem algumas partes em que a abertura poderia ser otimizada, mas fez um bom trabalho!
Link-> https://drive.google.com/file/d/1gjZ4EN7BVjbTBxv-MqKJhVIHg8gsCoEw/view?usp=sharing
Olá, Luan! Obrigado pelo envio. O arquivo veio como .blend: vc teria ele como FBX com as texturas embutidas? Não consigo ver a texturização em arquivo .blend aqui. Olhei as UVs e parecem estar certinhas, faltaram apenas as texturas mesmo.
https://drive.google.com/file/d/13my8vJwYjWVxjjGIgvxppXD2rJk17o1A/view?usp=sharing
Aqui está! Espero que tenha ficado razoável 🙂
Olá, Angélica! Eu precisaria do arquivo FBX com as texturas embutidas: o arquivo .blend nao me permite ver o modelo texturizado.
https://drive.google.com/file/d/1Jicgk7qiOFt1UYaYK8IvWIuPSXBqv6WF/view?usp=sharing
Oi, Angélica. Obrigado pelo envio do FBX! A abertura da casa me parece boa, mas alguns UVs ficaram pra fora do mapeamento, aí pegaram texturas erradas: certifique-se de sempre deixar todas as UVs dentro do quadradinho para não ter esse tipo de problema 😉 Continue o bom trabalho!
Agora vai funcionar eu acho
https://drive.google.com/file/d/1KE5jN4cZh40EZHT3u4rIwZ7Puru-FJC6/view?usp=sharing
Olá, Luan! Obrigado pelo envio: agora veio certinho e está muito boa a texturização, ótimo trabalho!
Prontinho! Segue:
https://drive.google.com/file/d/1JIQlOeSL2BGkEaT1VJGWWr9EOPleVOlV/view?usp=sharing
Olá, Angélica! Agora ficou bem legal o mapeamento, os problemas foram resolvidos. Parabéns!
https://drive.google.com/drive/folders/1cmZOZ3TB5oQTkGA6OWg3DqUS7JIUfH5f?usp=sharing
Olá, Livia! A sua casa ficou ótima! Só precisa posicionar algumas texturas mais rentes umas às outras: no caso do telhado, por exemplo, ficou um espaçamento preto entre as telhas em duas partes. No geral, muito bom trabalho, continue assim!
Houve apenas um probleminha comigo, as fotos com a textura que eu baixei acabaram ficando com a qualidade muito baixa no resultado. Não sei se isso ocorreu quando coloquei elas no GIMP, ou se foi devido a outro motivo.
Kalyx: https://drive.google.com/file/d/14wRSnET_jHw67CjOARPiAEbYLyCThLxQ/view?usp=sharing
Machado pronto: https://drive.google.com/file/d/1TfiRVHCalT4z-NbzxYH45hpM7N21muV6/view?usp=sharing
Casa viking: https://drive.google.com/file/d/1XfgPjWxKs0yJVi6L0DvyrK_i7IgzfjMl/view?usp=sharing
Boa noite! Abraços.
Olá, Vander! O machado ficou excelente, parabéns! No caso do vaso grego, o modelo ficou ótimo, mas veio sem a textura (talvez faltou fazer a incorporação dela na hora de exportar). Já a casa viking, não veio o modelo no arquivo (veja se vc estava com ele selecionado quando exportou para FBX).
Professor, tenho uma dúvida: há problema em fazer um UV Mapping para cada parte? Por exemplo uma textura editada só para os pilares, outra só para o telhado e assim sucessivamente, ou daria problema caso fosse utilizado na Unity? (no caso mais de um arquivo jpeg, por exemplo.). Para a renderização gerando imagens eu sei que não daria maiores problemas, desde já agradeço a atenção.
Olá, João. Não há problema em fazer para cada parte. Terá de criar um material para cada um. Na Unity, se forem poucos materiais, o impacto não é tão grande. O problema começa a aparecer se vc tiver uma cena com muitos elementos ao mesmo tempo.
Olá, segue o link 🙂
https://drive.google.com/file/d/1ga6EUgtQK1rVzVh5KjjqGAqaxM1fTSuZ/view?usp=sharing
Olá, Heloise! A texturização ficou ótima! Ocorreu uma leve deformação nas quinas da cobertura das colunas, mas isso se deve mais ao fato de a malha 3D não ter as faces que façam essa quina. No geral, excelente, parabéns!
Demorou mas saiu! Tô muito feliz de ter conseguido, espero que tenha ficado bom 😀
Espero que dê para ver alguns toques pessoais que fiz – em especial a bandeira –
https://drive.google.com/file/d/1lfA5xTXxEJ1T4orNex1jgMF1qacrOtxq/view?usp=sharing
Olá, João! Ficou ótima a texturização! Gostei da escolha das texturas, deram uma cara nova ao modelo. A bandeira também ficou ótima! Parabéns!
Bom dia, Alex. Segue link com o exercício de texturização da casa viking: https://bityli.com/uBCnh
Olá, Rafael! A textura não veio incorporada ao modelo. Dê uma olhadinha na página, ao final, sobre como fazer essa “colagem” da textura ao FBX, por gentileza.
Acabei refazendo a textura hoje de manhã pra corrigir uns erros e esqueci de exportar direito. Acho que agora fiz tudo certinho! https://drive.google.com/file/d/1y–rIQXfLFLy8x8NU2s-6DkM7CwhCveU/view?usp=sharing
Olá, Rafael. Agora veio certinho, sim. Está muito boa a texturização! Parabéns pelo trabalho!
Segue o link referente ao arquivo da Casa Viking texturizada:
https://1drv.ms/u/s!Aj7AF95Ju9zTjUNnacY8mFDUwUYa?e=p4ymeG
Olá, Paulo. O arquivo veio sem o modelo. Você selecionou ele antes de exportar para FBX?
https://drive.google.com/drive/folders/1aIfTA6iafjOYTHZJPtXVabqZnM-SCGnl?usp=sharing
Olá, Thaiane! A texturização está excelente: minha única sugestão é, no topo dos “chifres” da casa, arrumar a textura, pois não ficaram iguais ao restante do adorno. Parabéns!
Pronto, agora sim.
https://1drv.ms/u/s!Aj7AF95Ju9zTjUTSqjJJXvNbkLb9?e=BzpUlQ
Olá, Paulo! Muito obrigado, agora veio certinho. A texturização ficou muito boa!