Shadow Map (Mapa de sombra)

Bitmap gerado pelo mecanismo de renderização durante uma passagem de pré-renderização da cena iluminada. Geralmente, um mapa de sombra é menos preciso do que uma sombra traçada por raio, mas leva menos tempo para renderizar. Ao contrário de uma sombra traçada por raios, um mapa de sombras pode criar sombras com bordas lisas. Além disso, o mapa de sombras é incapaz de mostrar a cor emitida por um objeto transparente. A qualidade das sombras na imagem renderizada depende do tamanho do mapa de sombras. Quanto maior o mapa, melhor as sombras. Mapa de sombra muito pequeno pode resultar em bordas com ou sem borda. Por exemplo, um mapa de sombras 256×256 (65k) é normalmente suficiente para resoluções de 320×200 e menos. Se um objeto estiver longe da fonte de luz, o mapa de sombras terá que ser aumentado para manter a qualidade visual. Se a renderização final estiver em alta resolução, o mapa de sombra também precisará ser de alta resolução.