ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 8 (Prática) – Interação em Tempo Real III – programação de interatividade simples com o objeto

De todo o curso, essa talvez seja a aula mais complexa… Eu mesmo não sou programador e, o pouco que sei, aprendi com o YouTube, fóruns especializados e, principalmente (muita) tentativa e (muito) erro.

Aconselho que dê uma olhada no portal Udemy: eles possuem cursos voltados exclusivamente para a programação utilizando o Unity. Outra coisa: se tiver condições financeiras, a Asset Store do Unity vende recursos de programação visual que facilitam muito a vida: você não terá de escrever uma linha de código sequer (mas terá de ter noções de lógica de programação, claro) – eu utilizo o Playmaker e acho fantástico.

(Antes que perguntem: não, eu não recebi nada para fazer essas propagandas… Infelizmente!)

 


» O que é programação?

Vídeo curtinho sobre o que a programação é afinal. (Ative as legendas em português).

 

» Lógica de Programação

Essa série de vídeos ajudam a entender mais sobre Lógica de Programação. São longos pois refletem a complexidade do tema. (Veja a playlist completa no YouTube).

 

 

 

» Programação no Unity

Unity aceita algumas linguagens de programação, sendo a C# (lê-se C Sharp) a mais utilizada. Abaixo, o primeiro vídeo de uma série.

 

» Programando movimentação em Primeira Pessoa

Ok, reconheço que isso não é muito fácil…

 

 


 

Exercícios de aula

  • Junto com o professor, programe scripts simples de interação dentro do Unity (acionar botões, disparar triggers, tocar áudio) para o Museu que você modelou na última aula.

 


Exercício para entregar

  • Chegou a hora de pensar em seu produto final! Acredito que a essa altura já tenha uma ideia mais completa do que irá produzir ciberarqueologicamente. É necessário que envie ao professor por email o seu projeto em uma lauda com os seguintes campos: Nome, email, Área de formação (ex: História), Breve contexto histórico/arqueológico do produto a ser produzido e como ele poderá (ou poderia) auxiliar em sua pesquisa. O prazo para entrega é até o dia anterior a próxima aula.

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

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3 thoughts on “Aula 8 (Prática) – Interação em Tempo Real III – programação de interatividade simples com o objeto

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