ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 8 (Prática) – Interação em Tempo Real III – programação de interatividade simples com o objeto

De todo o curso, essa talvez seja a aula mais complexa… Eu mesmo não sou programador e, o pouco que sei, aprendi com o YouTube, fóruns especializados e, principalmente (muita) tentativa e (muito) erro.

Aconselho que dê uma olhada no portal Udemy: eles possuem cursos voltados exclusivamente para a programação utilizando o Unity. Outra coisa: se tiver condições financeiras, a Asset Store do Unity vende recursos de programação visual que facilitam muito a vida: você não terá de escrever uma linha de código sequer (mas terá de ter noções de lógica de programação, claro) – eu utilizo o Playmaker e acho fantástico.

(Antes que perguntem: não, eu não recebi nada para fazer essas propagandas… Infelizmente!)

 


» O que é programação?

Vídeo curtinho sobre o que a programação é afinal. (Ative as legendas em português).

 

» Lógica de Programação

Essa série de vídeos ajudam a entender mais sobre Lógica de Programação. São longos pois refletem a complexidade do tema. (Veja a playlist completa no YouTube).

 

 

 

» Programação no Unity

Unity aceita algumas linguagens de programação, sendo a C# (lê-se C Sharp) a mais utilizada. Abaixo, o primeiro vídeo de uma série.

 

» Programando movimentação em Primeira Pessoa

Ok, reconheço que isso não é muito fácil… (Ainda bem que existe um prefab no package Standard Assets!)


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.

 


Exercícios de aula

  • Junto com o professor, programe scripts simples de interação dentro do Unity (acionar botões, disparar triggers, tocar áudio) para o Museu que você modelou na última aula.

 

<Curso versão 2018>

</Curso versão 2018>

 


Exercício para entregar

  • Chegou a hora de pensar em seu produto final! Acredito que a essa altura já tenha uma ideia mais completa do que irá produzir ciberarqueologicamente. É necessário que envie ao professor por email o seu projeto em uma lauda com os seguintes campos: Nome, email, Área de formação (ex: História), Breve contexto histórico/arqueológico do produto a ser produzido e como ele poderá (ou poderia) auxiliar em sua pesquisa. O prazo para entrega é até o dia anterior a próxima aula.

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

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9 thoughts on “Aula 8 (Prática) – Interação em Tempo Real III – programação de interatividade simples com o objeto

    1. Olá, Ana
      Está muito legal o projeto! Tenho certeza de que será uma grande contribuição para a área de pesquisa. O sítio em si, pela descrição que fez, parece fascinante, vai ser ótimo conhecê-lo mais por meio do seu produto. Uma dica para a modelagem dos blocos de arcósio seria utilizar as ferramentas de escultura do Blender: uma delas é um “formão” que ajuda a emular as marcas das batidas de onde saíam as lascas.
      Mãos à obra e bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus

      Estou interessado em aprender com a luthieria virtual também! Acho que o potencial do projeto é grande. Creio que as informações textuais (e sonoras também) vão enriquecer bastante o produto final.
      Bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Matias
      Gostei bastante da ideia de ter objetos em 3D para serem suados em outras construções tridimensionais. Não ficou muito claro para mim se o foco do projeto são apenas os modelos ou se esse catálogo de peças estará disponível interativamente de algum modo dentro do Unity, contudo. Depois podemos discutir isso por email.
      Agora é desenvolver!

      Alex

      Responder

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