Aula 8 (Prática) – Interação em Tempo Real III – programação de interatividade simples com o objeto
De todo o curso, essa talvez seja a aula mais complexa… Eu mesmo não sou programador e, o pouco que sei, aprendi com o YouTube, fóruns especializados e, principalmente (muita) tentativa e (muito) erro.
Aconselho que dê uma olhada no portal Udemy: eles possuem cursos voltados exclusivamente para a programação utilizando o Unity. Outra coisa: se tiver condições financeiras, a Asset Store do Unity vende recursos de programação visual que facilitam muito a vida: você não terá de escrever uma linha de código sequer (mas terá de ter noções de lógica de programação, claro) – eu utilizo o Playmaker e acho fantástico.
(Antes que perguntem: não, eu não recebi nada para fazer essas propagandas… Infelizmente!)
» O que é programação?
Vídeo curtinho sobre o que a programação é afinal. (Ative as legendas em português).
» Lógica de Programação
Essa série de vídeos ajudam a entender mais sobre Lógica de Programação. São longos pois refletem a complexidade do tema. (Veja a playlist completa no YouTube).
- Também recomendo dar uma olhada no curso online da ferramenta Scratch desenvolvido pelos alunos da Poli-USP: http://codeiot.org.br/courses/course-v1:LSI-TEC+IOT1702+2017_T3/about
» Programação no Unity
Unity aceita algumas linguagens de programação, sendo a C# (lê-se C Sharp) a mais utilizada. Abaixo, o primeiro vídeo de uma série.
» Programando movimentação em Primeira Pessoa
Ok, reconheço que isso não é muito fácil… (Ainda bem que existe um prefab no package Standard Assets!)
Arquivos de aula
Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.
Exercícios de aula
- Junto com o professor, programe scripts simples de interação dentro do Unity (acionar botões, disparar triggers, tocar áudio) para o Museu que você modelou na última aula.
<Curso versão 2018>
</Curso versão 2018>
Exercício para entregar
- Chegou a hora de pensar em seu produto final! Acredito que a essa altura já tenha uma ideia mais completa do que irá produzir ciberarqueologicamente. É necessário que envie ao professor por email o seu projeto em uma lauda com os seguintes campos: Nome, email, Área de formação (ex: História), Breve contexto histórico/arqueológico do produto a ser produzido e como ele poderá (ou poderia) auxiliar em sua pesquisa. O prazo para entrega é até o dia anterior a próxima aula.
Powerpoint da aula
Clique aqui para baixar: Download da aula.
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Olá, Alex, boa noite.
Aí vai o link do meu projeto do produto final:
https://drive.google.com/open?id=1SFeTJJD-gBKvb7RUaUDuLptCLjb_C_WZ
Obrigada!
Abs
Renata
Olá Alex,
Segue abaixo meu projeto de trabalho final:
https://drive.google.com/file/d/1O-cZAVd46a3yaLKVeSOPZgaYXO1j7Yg9/view?usp=sharing
Um abraço.
Oi Alex,
Segue o link do meu projeto final, desculpe o delay de quase duas semanas no envio.
https://drive.google.com/file/d/1sbRzAVdpQTa23fLILd8v4BFzPznEQB2c/view?usp=sharing
Até mais.
Oi Alex,
Segue o link do meu projeto final:
https://drive.google.com/open?id=1MxzDYntJDQs2zGjq8mYVmPUrxTkWcQpI
Abs,
Ana
Olá, Ana
Está muito legal o projeto! Tenho certeza de que será uma grande contribuição para a área de pesquisa. O sítio em si, pela descrição que fez, parece fascinante, vai ser ótimo conhecê-lo mais por meio do seu produto. Uma dica para a modelagem dos blocos de arcósio seria utilizar as ferramentas de escultura do Blender: uma delas é um “formão” que ajuda a emular as marcas das batidas de onde saíam as lascas.
Mãos à obra e bom trabalho!
Alex
Alex,
Segue o link para o projeto do trabalho final:
https://drive.google.com/open?id=1Utyzv2uqlm_-doNlp3ANJT9jzT3xrBKT
Até amanhã,
Matheus
Oi, Matheus
Estou interessado em aprender com a luthieria virtual também! Acho que o potencial do projeto é grande. Creio que as informações textuais (e sonoras também) vão enriquecer bastante o produto final.
Bom trabalho!
Alex
Oi Alex,
o link para o projeto:
https://drive.google.com/open?id=1EC-h733AE9jTqqCIixI7J0TxYe89yO7I
Olá, Matias
Gostei bastante da ideia de ter objetos em 3D para serem suados em outras construções tridimensionais. Não ficou muito claro para mim se o foco do projeto são apenas os modelos ou se esse catálogo de peças estará disponível interativamente de algum modo dentro do Unity, contudo. Depois podemos discutir isso por email.
Agora é desenvolver!
Alex