ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 7 (Prática) – Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity; Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

Recomendo que dê uma boa olhada no Manual online do Unity, e também, caso necessário, que vasculhe o Fórum oficial em busca de ajuda (a comunidade é bem unida e, tenho certeza, todas as suas dúvidas alguém, um dia, já postou por lá).


 

» Game Engine

Afinal, o que são motores gráficos (engines)? Descubra abaixo.

 


Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity

» Interface do Unity 2017

Esse vídeo mostra todos os elementos da interface do Unity bem como a navegação em seu ambiente.

 


Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

» O que são Assets?

Breve explicação do que são assets em um motor gráfico.

 

» Importando Assets

Vídeo mostrando a importação de assets para o ambiente do Unity (objetos 3D, imagens e sons).

 

» PBR

Vídeo explicando os materiais PBR dos objetos importados dentro do Unity.

 

» Câmera em Primeira Pessoa

Esse vídeo mostra a configuração básica de um jogador com visão em primeira pessoa.

 

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercício de aula

  • Utilize os modelos 3D da pasta “Calcolítico” fornecidos na aula passada (estão linkados em Arquivos de aula) para montar uma cena simples no Unity.

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • O exercício dessa semana servirá de base para a próxima aula: modele o interior de um Museu. Calma! Não estou pedindo nenhum absurdo: não é para reconstituir o Louvre. Pense no seu museu. Acredito que possa ser algo bem simples: paredes emulando uma sala com alguns poucos totens e objetos sobre eles (você pode modelar novos ou reaproveitar os das aulas passadas). Não esqueça de criar apenas uma textura para o museu em si (os demais objetos terão, cada um, a sua textura). Exporte como FBX e suba no Sketchfab para compartilhar nessa página. Aqui vai o meu exemplo de museu:

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
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6 thoughts on “Aula 7 (Prática) – Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity; Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

    1. Oi, Renata!
      Gostei muito da distribuição espacial do seu museu: com certeza o pessoal de museografia iria curtir também. O peso do arquivo se deve aos objetos que modelou anteriormente: quando juntamos tudo, fica assim mesmo. Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Vinicius!
      Seu museu está com um visual bem “clean”, é bastante moderno, digamos. Gostaria que houvesse um dedicado ao “Mass Effect” mesmo: com certeza eu iria! Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus!
      Gostei muito do seu modelo: está bem texturizado e já está com os objetos nos totens também. O peso do arquivo, nesse caso, se deve justamente às texturas separadas dos objetos que, juntas, tornam o arquivo final maior (o que é normal). Parabéns!
      Alex

      Responder

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