Aula 7 (Prática) – Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity; Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem
Recomendo que dê uma boa olhada no Manual online do Unity, e também, caso necessário, que vasculhe o Fórum oficial em busca de ajuda (a comunidade é bem unida e, tenho certeza, todas as suas dúvidas alguém, um dia, já postou por lá).
» Game Engine
Afinal, o que são motores gráficos (engines)? Descubra abaixo.
Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity
<Acréscimo versão 2019>
» Interface do Unity 2018/2019
Vídeo que mostra como navegar pelo ambiente do motor gráfico Unity.
</Acréscimo versão 2019>
» Interface do Unity 2017
Esse vídeo mostra todos os elementos da interface do Unity bem como a navegação em seu ambiente.
Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem
» Importando Assets
Vídeos mostrando a importação de assets para o ambiente do Unity (objetos 3D, imagens e sons).
» PBR
Vídeo explicando os materiais PBR dos objetos importados dentro do Unity.
Arquivos de aula
Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.
Exercício de aula
- Utilize os modelos 3D fornecidos na pasta “RomaModularKit_FBX” (estão linkados em Arquivos de aula) para montar uma cena simples no Unity.
Exercício para entregar
Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.
- O exercício dessa semana servirá de base para a próxima aula: modele o interior de um Museu. Calma! Não estou pedindo nenhum absurdo: não é para reconstituir o Louvre. Pense no seu museu. Acredito que possa ser algo bem simples: paredes emulando uma sala com alguns poucos totens e objetos sobre eles (você pode modelar novos ou reaproveitar os das aulas passadas). Não esqueça de criar apenas uma textura para o museu em si (os demais objetos terão, cada um, a sua textura). Exporte como FBX e suba no Sketchfab para compartilhar nessa página. Aqui vão meus exemplos de museus:
Powerpoint da aula
Clique aqui para baixar: Download da aula.
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Olá, Alex!
Como você já está sabendo, não rolou de subir o meu modelo no Sketchfab por causa do tamanho, então aí vai o link do arquivo fbx no GoogleDrive:
https://drive.google.com/open?id=1duAwBULPjHWiWqkCYb3_KaDM9PHr1SH1
Obrigada!
Abs
Renata
Oi, Renata!
Gostei muito da distribuição espacial do seu museu: com certeza o pessoal de museografia iria curtir também. O peso do arquivo se deve aos objetos que modelou anteriormente: quando juntamos tudo, fica assim mesmo. Bom trabalho!
Alex
Olá Alex,
Aqui está o link do meu museu: https://skfb.ly/6z7qR
Oi, Vinicius!
Seu museu está com um visual bem “clean”, é bastante moderno, digamos. Gostaria que houvesse um dedicado ao “Mass Effect” mesmo: com certeza eu iria! Continue assim!
Alex
Boa noite a todos.
Também tive problema em upar o modelo do museu no Sketchfab por causa do tamanho do arquivo. Portanto, segue pelo link do drive:
https://drive.google.com/drive/folders/1vqMjKVnMO1XWoPPAU_3U9pwa5bldakUL?usp=sharing
Abraços,
Matheus
Oi, Matheus!
Gostei muito do seu modelo: está bem texturizado e já está com os objetos nos totens também. O peso do arquivo, nesse caso, se deve justamente às texturas separadas dos objetos que, juntas, tornam o arquivo final maior (o que é normal). Parabéns!
Alex
Boa tarde Alex, tudo bem?
Segue o link para o exercício dessa semana! Deu trabalhinho, mas foi bem legal fazer 🙂
https://skfb.ly/6OvyU
Até logo,
Juliane
Olá, Juliane
Gostei muito do seu museu. Os totens ficaram com os contornos do mapa UV: foi proposital? Pessoalmente, achei que deram uma cara muito boa a eles, pois ficou um outline bem interessante.
Continue assim!
Alex
Boa noite Prof. Alex,
Infelizmente tive alguns probleminhas na hora de texturizar, algumas paredes ficaram com problemas na resolução. Tentei refazer a texturização, mas não consegui resolver o problema.
Segue o link do exercício no gooogle drive: https://drive.google.com/open?id=1F1ki9vsM_BOPxNEOCUnmP-2wfS0jgYIQ
Até amanhã,
Amanda.
Oi, Amanda
Veio somente o arquivo .blend, sem texturas. No arquivo que abri aqui, os painéis ficaram mais altos do que as paredes, é assim mesmo? Depois será necessário dar uma revisada. Bom trabalho!
Alex
Professor boa noite segue meu museu. Náo consegui subir na plataforma e quando vai as texturas nao aparece. Entao subi no drive o arquivo em blender e .fbx nao sei se esta com textura pq essa e a minha grande dificuldade.
deu trabalho mas espero esteja bom
https://drive.google.com/file/d/1fkBc6VSN6Kf9PgbxpSO2bIu8ccEZm0kf/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1SYPFed1nJO8H78etVZ4gddFIt6Adjw0l/view?usp=sharing
Olá, Thaiane
Depois temos de revisar a questão das texturas. Quanto ao museu, achei legal a distribuição das salas. Porém, acho que as portas ficaram estreitas: isso pode dar problema na hora do jogador passar por elas no Unity.
Parabéns!
Alex
Professor vou carregar as imagens do museu texturizado pelo menos
https://drive.google.com/drive/folders/1a0f6weq5uMZ3Idwq10tuLTtP3wM3Rp6_?usp=sharing
Allex,
Boa noite.
Segue o meu museu.
As texturas infelizmente não subiram com o projeto.
https://skfb.ly/6OvST
Abc
Olá, Emerson
Acho que ficou um museu pequenino agradável. Só é necessário ter uma porta para os visitantes entrarem.
Bom trabalho!
Alex
Oi Alex!
Segue o link do meu museu: https://skfb.ly/6OvU9
Tive bastante problemas com as texturas. Alguns vasos não estão ficando com as texturas. Tentei ajeitar um por um, mas mesmo assim não foi (eu acho que real não me acertei muito bem com essa questão de material)
Eu curto bastante o estilo “Clean”, espero que não tenha ficado muito simples.
Oi, Ana
Depois podemos conversar sobre as texturas e materiais, se quiser sanar as dúvidas. Com relação ao museu, ficou bom: apenas as partes superiores dos batentes das portas é que ficaram muito finas (um plano, praticamente), isso provavelmente apontará algum problema dentro do Unity. Gostei do visual clean!
Alex
Alex, quando subi no sketckfab só o museu ficou sem textura, não consegui arrumar, mesmo com menos de 50mb.
https://skfb.ly/6OvVn aqui está com os objetos texturizados menos o museu.
https://drive.google.com/open?id=15XI_3U6hN6rIUr0UkK-KAzBZD1G6CNhV aqui o arquivo em fbx no drive.
Olá, Matias
Abri o arquivo FBX para ver com as texturas: acho que o museu ficou bem proporcional e distribuído. Acredito, porém, que tenha faltado a porta por onde os visitantes entram.
Bom trabalho!
Alex