ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 7 (Prática) – Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity; Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

Recomendo que dê uma boa olhada no Manual online do Unity, e também, caso necessário, que vasculhe o Fórum oficial em busca de ajuda (a comunidade é bem unida e, tenho certeza, todas as suas dúvidas alguém, um dia, já postou por lá).


 

» Game Engine

Afinal, o que são motores gráficos (engines)? Descubra abaixo.

 


Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity

<Acréscimo versão 2019>

» Interface do Unity 2018/2019

Vídeo que mostra como navegar pelo ambiente do motor gráfico Unity.

</Acréscimo versão 2019>

 

» Interface do Unity 2017

Esse vídeo mostra todos os elementos da interface do Unity bem como a navegação em seu ambiente.

 


Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

» Importando Assets

Vídeos mostrando a importação de assets para o ambiente do Unity (objetos 3D, imagens e sons).

 

» PBR

Vídeo explicando os materiais PBR dos objetos importados dentro do Unity.

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercício de aula

  • Utilize os modelos 3D fornecidos na pasta “RomaModularKit_FBX”  (estão linkados em Arquivos de aula) para montar uma cena simples no Unity.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • O exercício dessa semana servirá de base para a próxima aula: modele o interior de um Museu. Calma! Não estou pedindo nenhum absurdo: não é para reconstituir o Louvre. Pense no seu museu. Acredito que possa ser algo bem simples: paredes emulando uma sala com alguns poucos totens e objetos sobre eles (você pode modelar novos ou reaproveitar os das aulas passadas). Não esqueça de criar apenas uma textura para o museu em si (os demais objetos terão, cada um, a sua textura). Exporte como FBX e suba no Sketchfab para compartilhar nessa página. Aqui vão meus exemplos de museus:

 

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

19 thoughts on “Aula 7 (Prática) – Interação em Tempo Real I – apresentação da interface do Unity; Interação em Tempo Real II – importação de arquivos e configuração básica de câmera/personagem

    1. Oi, Renata!
      Gostei muito da distribuição espacial do seu museu: com certeza o pessoal de museografia iria curtir também. O peso do arquivo se deve aos objetos que modelou anteriormente: quando juntamos tudo, fica assim mesmo. Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Vinicius!
      Seu museu está com um visual bem “clean”, é bastante moderno, digamos. Gostaria que houvesse um dedicado ao “Mass Effect” mesmo: com certeza eu iria! Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus!
      Gostei muito do seu modelo: está bem texturizado e já está com os objetos nos totens também. O peso do arquivo, nesse caso, se deve justamente às texturas separadas dos objetos que, juntas, tornam o arquivo final maior (o que é normal). Parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Juliane
      Gostei muito do seu museu. Os totens ficaram com os contornos do mapa UV: foi proposital? Pessoalmente, achei que deram uma cara muito boa a eles, pois ficou um outline bem interessante.
      Continue assim!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Amanda
      Veio somente o arquivo .blend, sem texturas. No arquivo que abri aqui, os painéis ficaram mais altos do que as paredes, é assim mesmo? Depois será necessário dar uma revisada. Bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Thaiane

      Depois temos de revisar a questão das texturas. Quanto ao museu, achei legal a distribuição das salas. Porém, acho que as portas ficaram estreitas: isso pode dar problema na hora do jogador passar por elas no Unity.
      Parabéns!

      Alex

      Responder
  1. Oi Alex!
    Segue o link do meu museu: https://skfb.ly/6OvU9
    Tive bastante problemas com as texturas. Alguns vasos não estão ficando com as texturas. Tentei ajeitar um por um, mas mesmo assim não foi (eu acho que real não me acertei muito bem com essa questão de material)

    Eu curto bastante o estilo “Clean”, espero que não tenha ficado muito simples.

    Responder
    1. Oi, Ana
      Depois podemos conversar sobre as texturas e materiais, se quiser sanar as dúvidas. Com relação ao museu, ficou bom: apenas as partes superiores dos batentes das portas é que ficaram muito finas (um plano, praticamente), isso provavelmente apontará algum problema dentro do Unity. Gostei do visual clean!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Matias
      Abri o arquivo FBX para ver com as texturas: acho que o museu ficou bem proporcional e distribuído. Acredito, porém, que tenha faltado a porta por onde os visitantes entram.
      Bom trabalho!

      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *