ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 6 (Prática) – Iluminação e Renderização – aplicação de luzes nas cenas e renderização de imagens estáticas e vídeos; Exportação – limpeza da malha poligonal final e exportação de arquivos para motores gráficos

Iluminação e Renderização – aplicação de luzes nas cenas e renderização de imagens estáticas e vídeos

» Tipos de luzes

Esse vídeo mostra na prática os diferentes tipos de luzes presentes no Blender.

 

 

» Renderização

O que é renderização?

 

O que é renderização 3D? Descubra abaixo:

 

» Renderizando imagens no Blender

Esse vídeo explica o uso do renderizador Eevee dentro do Blender.

 

E esse, sobre o Cycles.

 

» Renderizando animações no Blender

Quando temos uma animação, é necessário renderizar cada frame (quadro) dela. O Blender automatiza esse processo e nesse vídeo você conhecerá a configuração básica de seus parâmetros.

 

<Curso versão 2018>

Quando temos uma animação, é necessário renderizar cada frame (quadro) dela. O Autodesk Maya automatiza esse processo e nesse vídeo você conhecerá a configuração básica de seus parâmetros.

</Curso versão 2018>

 

» Renderizando vídeos

Esse vídeo mostra como exportar a sequência de imagens renderizadas do Blender para um editor de vídeos que “juntará” todas a fim de criar um filme.

 

<Curso versão 2018>

Esse vídeo mostra como exportar a sequência de imagens renderizadas do Autodesk Maya para um editor de vídeos que “juntará” todas a fim de criar um filme.

</Curso versão 2018>

 

» Curso de Iluminação

Essa série de vídeos produzida pelo Andrew Price, do canal Blender Guru, é essencial para o entendimento sobre iluminação/fotografia.

 


 

Exportação – limpeza da malha poligonal final e exportação de arquivos para motores gráficos

» Limpeza de malha

É sempre importante remover faces ou vértices duplicados antes de exportar a malha.

 

<Curso versão 2018>

Às vezes, ao modelar, algumas falhas passam imperceptíveis ao modelador (ex: faces sobrepostas ou vértices que não estão soldados). A ferramenta Cleanup do Autodesk Maya auxilia a remover esses problemas.

</Curso versão 2018>

  • Abaixo, uma série de vídeos que aprofundam a importância de manter uma malha poligonal limpa:

 

» Exportando FBX

Esse vídeo mostra como exportar objetos animados para .FBX a partir do Blender.

 

<Curso versão 2018>

A extensão de arquivos FBX permite que arquivos 3D sejam exportados com texturas em um pacote completo facilmente importável em motores gráficos.

</Curso versão 2018>

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Ilumine a construção do templo grego (cena externa) fornecido nos arquivos de aula e renderize uma imagem estática da cena utilizando o renderizador Eevee.

 

  • Ilumine a oficina romana de cerâmicas (cena interna) fornecida nos arquivos de aula e renderize uma imagem estática da cena utilizando o renderizador Cycles.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link da pasta com as renderizações estáticas em .JPG do Blender nos comentários (ao final da página). Suba os arquivos em sua nuvem de preferência (ex: Google Drive) e compartilhe o link de modo público. A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Ilumine o exterior da sua casa viking texturizada em aula passada.
  • Utilize os modelos presentes na pasta “Viking Longhouse” fornecidos nos arquivos de aula para formar a cena de acordo com o seu desejo. Ilumine o interior.
  • Renderize e envie (do exterior e do interior da casa viking): 03 imagens utilizando o renderizador Eevee e 03 imagens utilizando o renderizador Cycles. As imagens deverão ser em HD (1280 x 720).

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

8 thoughts on “Aula 6 (Prática) – Iluminação e Renderização – aplicação de luzes nas cenas e renderização de imagens estáticas e vídeos; Exportação – limpeza da malha poligonal final e exportação de arquivos para motores gráficos

  1. Ah, só uma explicação: a minha ideia quanto às imagens do interior da cena foi de, na primeira imagem, considerar também a visibilidade do exterior inteiro da casa. Na segunda imagem, o exterior já fica mais “faded”, e, na terceira, as luzes agem somente no interior da casa mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *