Aula 6 – Iluminação, performance e exportação de produto interativo na Unity
Arquivos de aula
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Exercícios de aula
- Vamos continuar nossa empreitada no Museu virtual. Dessa vez, vamos trabalhar a performance, estabelecendo a iluminação, criando lightmaps e fazendo a oclusão.
- Vamos encerrar nossa empreitada no Museu virtual exportando nosso arquivo executável (build)
Exercícios para entregar
Fique à vontade para subir o seu aplicativo zipado na nuvem e compartilhar nos comentários. Lembre-se de que, caso deseje receber o certificado de conclusão deste curso, é necessário que entregue todos os exercícios pedidos ao longo das aulas até o dia 1 de Julho de 2020.
Espero que tenha gostado!
Seja incrível!
Alex
19 thoughts on “Aula 6 – Iluminação, performance e exportação de produto interativo na Unity”
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Aqui está o arquivo zipado 🙂
https://drive.google.com/file/d/12avT0nmATGGq2rIrUPiP7yaKDoGt4J51/view?usp=sharing
As paredes eu tentei colocar uma textura mas tenho que me aprofundar no assunto
Olá, Luan! Adorei o seu museu! A música de fundo deu um charme especial, e a distribuição interior está muito boa. Qual foi a dúvida nas paredes? (aqui elas ficaram escuras). Vi que utilizou bem os scripts. Parabéns pelo aplicativo!
Olá, boa noite! Segue aqui o link pra pasta zipada. Espero que eu tenha subido os arquivos certos! Obrigada por tudo e pelo curso, foi incrível!
https://drive.google.com/file/d/1HalUD1s4awTQDhDFnChGWKGFtxSyYhf3/view?usp=sharing
Oi, Jessica! Gostei bastante do museu, vc usou os recursos do curso direitinho! Meus apontamentos: alguns totens estão “do avesso”: isso só dá para corrigir no Blender, provavelmente as faces ficaram “para dentro” do objeto, seria necessário inverter antes de exportar; no caso da ânfora, vc sugeriu pressionar a tecla Espaço – isso acaba gerando um problema, porque o espaço faz com que o usuário pule, então fica um pouquinho confuso. Parabéns pelo trabalho, mandou muito bem!
Na questão da parede eu usei a do pack que vem a anfora, e tentei aplicar uma textura baixada no asset store nessa parede, mas a textura não fica com definição se aplicar diretamente na parede
Esse e o arquivo. professor segue meu museu espero esteja bom acho que melhorei kk meu museu mistura de rock kkk e arqueologia kkk. esta básico mas consegui fazer tudo.
https://drive.google.com/file/d/1Rd_Ri8_wfmm802lVRyy8vPX-xyjt_RYd/view?usp=sharing
Olá, Thaiane! O museu está ótimo! Adorei a referência ao Dio também. Só está com um probleminha no ícone do ponteiro do mouse (pra mim, ele apareceu como um pontilhado), mas isso é o de menos. Parabéns pelo andamento no curso e conclusão!
Boa tarde, Alex. Por conta de mais problemas no computador eu não vou conseguir entregar esse exercício e finalizar o curso, mas queria agradecer a oportunidade maravilhosa que foi aprender esses conceitos com você. Muito obrigado pela oportunidade, e continuem o trabalho incrível do ARISE.
Olá, Rafael. Agradeço por ter feito o curso, espero que volte logo!
Boa noite! Tudo bem?
Envio em zip o resultado do meu museu. Ao rodar o aplicativo, a câmera do player fica travada, apesar de áudio captar os passos, e dentro do unity quando se inicia, a câmera funciona.
Envio o projeto inteiro e o build: https://drive.google.com/drive/folders/1Ubg2TMLPXsAVqK1H8OhYU3STwgqEHGaw?usp=sharing
Obrigado!
Olá, Vander. Aconteceu o seguinte: sua Main Camera ainda está na cena, então quando inicia, o programa foca nela ao invés da camera do jogador. Deletando a Main Camera deve funcionar normalmente.
Olá professor, tudo bem?
Finalizei meu museu e toda a programação, porém na hora de dar o “Build” consta essa mensagem “Currently selected scripting backend (il2cpp) is not installed. Aí o botão “Build” não fica possível de ser ativado para finalizar o processo. Teria alguma sugestão para resolver?
Print:
https://drive.google.com/file/d/1DnI0PYn3KdXGlvB0M-Z2S6rtlbMeTLVy/view?usp=sharing
Consegui solucionar o problema do IL2CPP, mas na hora do Build aconteceu isso 🙁
https://drive.google.com/file/d/1iH5whvmF1Xp-hlcUqFY2Ues0IZj04RMg/view?usp=sharing
Segue o link da pasta zipada com os arquivos. Obrigado!
https://1drv.ms/u/s!Aj7AF95Ju9zTjXTBVN3muP5HzWq7?e=rOhN4K
Olá, Paulo! Obrigado pelo envio. Gostei muito do seu museu! Adorei o uso da iluminação nas lamparinas, ficou bem interessante, bom trabalho!
Boa noite professor, infelizmente não consegui solucionar os três erros que a Unity encontrou no Building, coloquei no seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1zz14X6ShlOk5exw1ZFvE7IhZqw9Fqtj2?usp=sharing a pasta do projeto (tá meio bagunçadinha kkk) e um vídeo que consegui gravar jogando internamente na Unity.
Agradeço muito pelos ensinamentos, o curso foi incrível! – embora meu notebook não tenha me ajudado mto 🙁 –
Abração.
Olá, João! Esse problema na build já ocorreu comigo também: geralmente acontece quando usamos a versão do Universal Render da Unity e tentamos compilar para PC. Eu montei seu projeto na versão Standard da Unity e deu certo: vc pode baixar aqui: https://drive.google.com/drive/folders/11aur91CgQ-erh5KaM_Tni_hPS3el9VMe?usp=sharing
Obrigado por ter feito o curso!
Boa noite! Tudo bem?
Consegui corrigir o erro, aí vai resultado final: https://drive.google.com/drive/folders/1Ubg2TMLPXsAVqK1H8OhYU3STwgqEHGaw?usp=sharing
Agradeço muitíssimo a oportunidade de fazer esse excelente curso que possibilitou o aprendizado de muitos ferramentas para o estudo arqueológico. Grato também pela grande disponibilidade de vocês, prof. Alex e monitor Matheus pela em todas essas semanas.
Parabéns pela iniciativa!
Abraço.
Oi, Vander! Muito obrigado por ter feito o curso e enviado os exercícios, mandou bem, parabéns pelo trabalho!