Aula 5 (Prática) – Animação – uso básico de câmeras e animação simples de objetos
» Princípios de animação
Esse vídeo fornece uma base sobre os aspectos centrais de toda animação: tempo e espaço. (É possível habilitar legendas em português).
» Câmera
Explicações sobre os parâmetros das câmeras do Blender.
<Curso versão 2018>
Ótimas explicações sobre todos os parâmetros das câmeras do Autodesk Maya.
» Animação
Os vídeos a seguir explicam sobre três conceitos básicos da animação presentes no Blender: timeline, dope sheet e graph editor.
» Animando uma bola
Animação de bola quicando é um dos primeiros exercícios que todo animador executa. A proposta é simples, mas dominá-la requer muita dedicação/treino.
<Curso versão 2018>
» Rigging
Rigging é o processo de inserir esqueletos em um personagem para animá-lo depois. É uma área tão específica que existem profissionais que se dedicam apenas a ela nos estúdios.
<Curso versão 2018>
» Recomendação de leitura
The Animator’s Survival Kit foi redigido por Richard Williams em 2001 e é considerado uma das “bíblias” da animação.
Arquivos de aula
Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.
Exercícios de aula
- Abra o arquivo de sua casa viking texturizada e teste vários ângulos de câmera. Você, agora, é o Diretor de Fotografia! Anime a cena de modo que a casa tenha toda a sua dimensão mostrada na tela.
- Faça o famoso exercício da bola quicando. Não se preocupe com a perfeição: o importante aqui é frisar os conceitos de keyframes no tempo e espaço.
- Importe o arquivo Septimius (arquivo de aula fornecido) para testar as funções de rigging.
Exercício para entregar
Atenção: Não esqueça de deixar o link do arquivo do Blender (.blend) nos comentários (ao final da página). Suba o arquivo em sua nuvem de preferência (ex: Google Drive) e compartilhe o link de modo público. A data limite é até o dia anterior à próxima aula.
- Baixe o modelo rigado do Sambaquieiro nos arquivos de aula e o anime. A animação fica a seu critério (mas seria legal emulando alguma atividade da época, não é?). Não esqueça de também animar a câmera da cena. Imagine tudo como um filme da Disney/Pixar!
<curso versão 2018>
Powerpoint da aula
Clique aqui para baixar: Download da aula.
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Olá, Alex.
Aí vai o link do GoogleDrive para o sambaquieiro. Apesar de não ter ficado perfeito, foi muito divertido fazer e pensar e nos movimentos! 🙂
https://drive.google.com/open?id=1sc5s-fIxEF63AnwFIH0L_mwEJ7gQFVVc
Abraços
Renata
Oi, Renata!
Olha, ficou demais o começo com ele correndo! Gostei do modo como você utilizou os controles para rotacionar o corpo do sambaquieiro. O pulo poderia ter sido um pouquinho mais alto, mas está ótimo!
Alex
Boa noite,
segue o link para o meu Sambaquieiro: https://drive.google.com/open?id=1S7_R0fJC1yji2hoWXxhuqL_tgqkG-bOO
Abraços,
Matheus
Oi, Matheus!
Ficou ótima a animação. Gostei particularmente do peso que você colocou nas machadadas. Continue assim!
Alex
Olá, Alex e pessoal!
Não consegui ao certo mexer com o esqueleto, possivelmente pela minha versão o Maya. Já estou tentando o 2018, mas de qualquer forma fiz uma animaçãozinha no estilo da última aula para não passar em branco!
https://drive.google.com/open?id=1atbE_l5Z1BA-HWLYvnr-O4r9gAUWjAMU
Abraços e até!
Oi, Gustavo!
A animação em si está boa, mas tente depois enviar o exercício do sambaquieiro no Maya 2018: nele a gente trabalha com rigging, então é importante para ter uma noção.
Alex
Olá Alex,
Aqui está o Sambaquieiro fazendo grand jeté:
https://drive.google.com/open?id=1eua6vj8nsk_Obc8kAQl5JBhYzxUEGWb5
Oi, Vinicius!
Ficou muito bom! Seu sambaquieiro é bem flexível, hein? Gostei do salto no ar. Parabéns!
Alex
Tive uns probleminhas com o meu Maya…
https://drive.google.com/file/d/1lLLQN5C_FbDbWP4RKWAR7Jx_8pg5UbQx/view?usp=sharing
Oi, William!
Achei a animação boa. Só precisaria dar uma olhada na posição do machado – ele está de lado (é possível rotacioná-lo como qualquer outro objeto no Maya). Bom trabalho!
Alex
Boa tarde Alex,
Segue o link da animação, tá super curtinha, mas deu pra treinar e quebrar a cabeça um pouco.
https://drive.google.com/drive/folders/1mItyhB9EbQhvgqfg2SSHbH28XqvZe_ra?usp=sharing
Obrigada.
Oi, Georgete!
Adorei o seu ciclo de caminhada: sempre tentei fazer um legal e nunca ficou bom! Parabéns!
Alex
Boa noite Prof. Alex,
Segue o link para a pasta que criei no google drive: https://drive.google.com/drive/folders/1cecS7YCqnFgHia4RDuOXsd0-ZkSXVfXk?usp=sharing
Obrigada,
Amanda.
Olá, Amanda
Obrigado pelo compartilhamento.
Acredito que tenha ocorrido tudo bem: pelo o que vi, os keyframes estão inseridos corretamente e o timing também está muito bom (poderia ser um pouquinho mais rápido, ou seja, diminuir o espaçamento entre os keyframes).
Bom trabalho!
Alex
Boa tarde Alex, tudo bem?
Segue o link para o exercício do Sambaquieiro: https://drive.google.com/open?id=1no9je77v0EpeTPUMS_P1zEYKt6oA00To
Muito bom para refletir sobre a complexidade do corpo humano hahaha
Pretendo melhorar a animação assim que rolar mais tempo, tirar a pedra imaginária do caminho do rapaz e tal…
Abraços,
Juliane
Olá, Juliane
Eu achei que os movimentos ficaram bons, principalmente a parte de ele levantando e começando a correr. Para ele se locomover no espaço, ao invés de animar o rig da cintura, é melhor animar o controlador rig que fica no solo (aquele com quatro flechas): é ele quem permite vc mover o objeto como um todo. Desse modo, o sambaquieiro irá percorrer uma distância maior e não parecerá que corre no mesmo lugar.
Parabéns!
Alex
https://drive.google.com/file/d/1oH1LsEQC8T2n0xrH3jvr768rPjg-rcst/view?usp=sharing
Olá, Thaiane
Agora o link veio certo.
A animação, de fato, ficou bem rápida e há algumas distorções no corpo do sambaquieiro. São problemas que se resolvem com mais tempo. O importante, que é entender a questão de keyframes e como funcionam as animações foi resolvida.
É isso aí!
Alex
Hey Alex,
Segue o link da tarefa: https://drive.google.com/open?id=1MxzDYntJDQs2zGjq8mYVmPUrxTkWcQpI
Bem… Tive bastante dificuldade pra fazer a animação… Não sei porque, mas sempre quando eu tentava movimentar outra parte do corpo, a movimentação anterior meio que ficava estranha.
Enfim, não ficou muito bom… mas pelo menos eu tentei, né? Espero conseguir fazer melhor na próxima!
Oi, Ana
Acho que o timing da movimentação das mãos ficou adequado. Seria necessário deixar a câmera mais devagar, acredito. Mas é isso aí: a marcação de keyframes está correta, deu certo!
Alex
Alex,
Segue a pasta para a animação. Achei um pouco complicado controlar o Rig e evitar deformações no personagem. O timing dos movimentos ainda não faz muito sentido na minha cabeça, mas com prática creio que dê para melhorar.
https://drive.google.com/open?id=1xpPOtklsCb0s8Ezlhhtz8x-_n4L6AQKd
Abraços.
Olá, Matheus
Ficou muito boa a animação. Fazer um personagem se levantar/abaixar é bem complicado, porque requer um controle do corpo como um todo. As movimentações dos braços e mãos também ficaram boas.
Enfim, bom trabalho!
Alex