ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 5 (Prática) – Animação – uso básico de câmeras e animação simples de objetos

» Princípios de animação

Esse vídeo fornece uma base sobre os aspectos centrais de toda animação: tempo e espaço. (É possível habilitar legendas em português).

 

» Câmera

Explicações sobre os parâmetros das câmeras do Blender.

 

<Curso versão 2018>

Ótimas explicações sobre todos os parâmetros das câmeras do Autodesk Maya.

 

» Animação

Os vídeos a seguir explicam sobre três conceitos básicos da animação presentes no Blender: timeline, dope sheet e graph editor.

 

 

 

» Animando uma bola

Animação de bola quicando é um dos primeiros exercícios que todo animador executa. A proposta é simples, mas dominá-la requer muita dedicação/treino.

 

<Curso versão 2018>

 

» Rigging

Rigging é o processo de inserir esqueletos em um personagem para animá-lo depois. É uma área tão específica que existem profissionais que se dedicam apenas a ela nos estúdios.

 

<Curso versão 2018>

 

» Recomendação de leitura

The Animator’s Survival Kit foi redigido por Richard Williams em 2001 e é considerado uma das “bíblias” da animação.

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Abra o arquivo de sua casa viking texturizada e teste vários ângulos de câmera. Você, agora, é o Diretor de Fotografia! Anime a cena de modo que a casa tenha toda a sua dimensão mostrada na tela.

 

  • Faça o famoso exercício da bola quicando. Não se preocupe com a perfeição: o importante aqui é frisar os conceitos de keyframes no tempo e espaço.

 

  • Importe o arquivo Septimius (arquivo de aula fornecido) para testar as funções de rigging.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do arquivo do Blender (.blend) nos comentários (ao final da página). Suba o arquivo em sua nuvem de preferência (ex: Google Drive) e compartilhe o link de modo público. A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Baixe o modelo rigado do Sambaquieiro nos arquivos de aula e o anime. A animação fica a seu critério (mas seria legal emulando alguma atividade da época, não é?). Não esqueça de também animar a câmera da cena. Imagine tudo como um filme da Disney/Pixar!

 

 

<curso versão 2018>

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

22 thoughts on “Aula 5 (Prática) – Animação – uso básico de câmeras e animação simples de objetos

    1. Oi, Renata!
      Olha, ficou demais o começo com ele correndo! Gostei do modo como você utilizou os controles para rotacionar o corpo do sambaquieiro. O pulo poderia ter sido um pouquinho mais alto, mas está ótimo!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Gustavo!
      A animação em si está boa, mas tente depois enviar o exercício do sambaquieiro no Maya 2018: nele a gente trabalha com rigging, então é importante para ter uma noção.
      Alex

      Responder
    1. Oi, William!
      Achei a animação boa. Só precisaria dar uma olhada na posição do machado – ele está de lado (é possível rotacioná-lo como qualquer outro objeto no Maya). Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Amanda
      Obrigado pelo compartilhamento.
      Acredito que tenha ocorrido tudo bem: pelo o que vi, os keyframes estão inseridos corretamente e o timing também está muito bom (poderia ser um pouquinho mais rápido, ou seja, diminuir o espaçamento entre os keyframes).
      Bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Juliane
      Eu achei que os movimentos ficaram bons, principalmente a parte de ele levantando e começando a correr. Para ele se locomover no espaço, ao invés de animar o rig da cintura, é melhor animar o controlador rig que fica no solo (aquele com quatro flechas): é ele quem permite vc mover o objeto como um todo. Desse modo, o sambaquieiro irá percorrer uma distância maior e não parecerá que corre no mesmo lugar.
      Parabéns!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Thaiane
      Agora o link veio certo.
      A animação, de fato, ficou bem rápida e há algumas distorções no corpo do sambaquieiro. São problemas que se resolvem com mais tempo. O importante, que é entender a questão de keyframes e como funcionam as animações foi resolvida.
      É isso aí!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Ana
      Acho que o timing da movimentação das mãos ficou adequado. Seria necessário deixar a câmera mais devagar, acredito. Mas é isso aí: a marcação de keyframes está correta, deu certo!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Matheus
      Ficou muito boa a animação. Fazer um personagem se levantar/abaixar é bem complicado, porque requer um controle do corpo como um todo. As movimentações dos braços e mãos também ficaram boas.
      Enfim, bom trabalho!

      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *