ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 4 (Prática) – Texturização – preparação do UV Mapping e colorização de modelos

» UV Mapping

Esse vídeo mostra o mapeamento UV de um objeto simples. Imagine o UV mapping como uma embalagem que cobre todo o modelo: você precisa extraí-la e desdobrá-la para poder colori-la depois.

 

» UV Mapping (2)

Vídeo com mapeamento UV de um objeto mais complexo.

 

 

» Texturização

Embora esse vídeo não tenha narração, ele mostra o processo completo de texturização, incluindo o trabalho do UV snapshot no editor de imagens (nesse caso, Photoshop).

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando o seu modelo de vaso grego da aula passada, texturize-o com a imagem fornecida nos Arquivos de aula.

 

  • Desembrulhe (unwrap) a malha do objeto e faça a sua textura no editor de imagens com os arquivos fornecidos nos Arquivos de aula.

 

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Você se lembra da casa viking que modelou na Aula 2? Pois bem, é hora de texturizá-la! Faça uma pesquisa para encontrar imagens que melhor se adaptem ao seu modelo 3D (sugiro que dê uma boa olhada no site Textures.com). Abra a malha de seu modelo, exporte o UV Snapshot para o seu editor de imagens preferido e crie uma textura apenas (salve como JPG). Lembre-se de, na hora de exportar o arquivo do Autodesk Maya para o formato FBX, marcar a opção Embed Media na caixa de opções para que o material com a textura seja exportado junto com o objeto. Suba todos os arquivos no Sketchfab.

 

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

10 thoughts on “Aula 4 (Prática) – Texturização – preparação do UV Mapping e colorização de modelos

    1. Oi, Vinicius!
      Adorei a analogia haha Isso me lembra que ainda não terminei esse jogo…
      Olhando o seu objeto e o UV, percebo que você utilizou as ferramentas de corte e separação corretamente. Só precisaria tomar cuidado com dois aspectos: separar melhor as UV Shells no UV Editor (as que têm a mesma textura podem ser sobrepostas, sem problemas) e orientar a direção das texturas no Photoshop para que elas fique corretas no objeto (o seu telhado que cobre as colunas está com as telhas “deitadas”). Muito bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Renata!
      Parabéns pela texturização, ficou ótima, de verdade! O que eu sugiro é mais uma questão estética do que um problema a ser corrigido: as tábuas das paredes da casa poderiam ser mais “finas”, parecidas com as que você aplicou no topo (os triângulos). Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Georgete!
      Espero que tenha ficado bem após a explosão do mouse! haha Sua texturização está ótima: apenas iria sugerir que diminuísse a largura da textura das telhas na cobertura sobre as colunas, elas ficaram um pouco largas (distorcidas). Parabéns!
      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *