ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 4 (Prática) – Texturização – preparação do UV Mapping e colorização de modelos

» UV Mapping

Esse vídeo mostra o mapeamento UV de um objeto simples. Imagine o UV mapping como uma embalagem que cobre todo o modelo: você precisa extraí-la e desdobrá-la para poder colori-la depois.

 

<Curso versão 2018>

 

» UV Mapping (2)

Vídeo com mapeamento UV de um objeto mais complexo.

 

<Curso versão 2018>

 

 

» Texturização

Vídeos básicos sobre texturização no Blender. Não se preocupe com as partes sobre renderização ainda (veremos mais adiante no curso).

 

 

<Curso versão 2018>

Embora esse vídeo não tenha narração, ele mostra o processo completo de texturização, incluindo o trabalho do UV snapshot no editor de imagens (nesse caso, Photoshop).

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando o seu modelo de vaso grego da aula passada, texturize-o com a imagem fornecida nos Arquivos de aula.

 

  • Desembrulhe (unwrap) a malha do objeto e faça a sua textura no editor de imagens com os arquivos fornecidos nos Arquivos de aula.

 

 

<Curso versão 2018>

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Você se lembra da casa viking que modelou na Aula 2? Pois bem, é hora de texturizá-la! Faça uma pesquisa para encontrar imagens que melhor se adaptem ao seu modelo 3D (sugiro que dê uma boa olhada no site Textures.com). Abra a malha de seu modelo, exporte o layout  UV  para o seu editor de imagens preferido e crie uma textura apenas (salve como JPG). Suba todos os arquivos no Sketchfab.

 

 

Para exportar o seu arquivo .FBX com as texturas, faça o seguinte:

 

<Curso versão 2018>

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
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22 thoughts on “Aula 4 (Prática) – Texturização – preparação do UV Mapping e colorização de modelos

    1. Oi, Vinicius!
      Adorei a analogia haha Isso me lembra que ainda não terminei esse jogo…
      Olhando o seu objeto e o UV, percebo que você utilizou as ferramentas de corte e separação corretamente. Só precisaria tomar cuidado com dois aspectos: separar melhor as UV Shells no UV Editor (as que têm a mesma textura podem ser sobrepostas, sem problemas) e orientar a direção das texturas no Photoshop para que elas fique corretas no objeto (o seu telhado que cobre as colunas está com as telhas “deitadas”). Muito bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Renata!
      Parabéns pela texturização, ficou ótima, de verdade! O que eu sugiro é mais uma questão estética do que um problema a ser corrigido: as tábuas das paredes da casa poderiam ser mais “finas”, parecidas com as que você aplicou no topo (os triângulos). Continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Georgete!
      Espero que tenha ficado bem após a explosão do mouse! haha Sua texturização está ótima: apenas iria sugerir que diminuísse a largura da textura das telhas na cobertura sobre as colunas, elas ficaram um pouco largas (distorcidas). Parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Amanda
      Sua casa ficou excelente! Achei que o telhado ficou bem interessante: vc conseguiu “casar” direitinho os dois lados.
      Foi uma ótima texturização 🙂

      Alex

      Responder
    1. Olá, Thaiane
      Obrigado pelo incentivo. Estou aqui para ajudá-los no que for necessário: sempre que precisar, basta escrever 😉
      Com relação à texturização, acho que ficou boa, contudo, olhando o seu UV Map, percebi que alguns UVs estão sobrepostos: é necessário tomar cuidado para nunca sobrepor UVs a não ser que eles sejam cópias de um mesmo objeto/face.
      Afora isso, meus parabéns!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Juliane
      Parabéns tanto pela remodelagem como pela texturização: ficaram ótimas! O seu UV Map está bem limpo e é muito fácil identificar as partes da casa.
      Excelente trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Ana
      A parte do telha que você diz é a da cobertura das colunas, correto? A textura não está bem “casada” nas quinas, mas nada que não se resolva. Reparei, olhando o UV Map, que aparecem dois UVs no seu objeto, como se constassem 2 materiais. É necessário dar uma olhadinha nisso para ter certeza de sempre ter 1 UV e 1 Material por objeto.
      De resto, tudo ótimo!

      Alex

      Responder
  1. Alex,

    Segue o link para a casa com textura. Alguns problemas surgiram na hora do UV Mapping por conta da maneira que modelei os detalhes (várias emendas ficaram bastante visíveis por conta disso), também não tive tempo de correr atras de uma textura boa para as portas. Em algum momento tentarei remodelar a casa tendo em mente o processo de texturização.
    https://skfb.ly/6NSCz

    Abraços,
    Matheus

    Responder
    1. Oi, Matheus
      Sua texturização ficou muito boa, de verdade!
      Embora visivelmente não tenha problemas, eu apontaria apenas uma atenção maior no UV Map na hora de desembrulhar: as colunas ficaram todas separadas. Embora elas sejam diferentes umas das outras, o método de abertura seria o mesmo: cortando um cilindro.
      De todo modo, muito bom trabalho, de verdade!

      Alex

      Responder

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