ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 2 (Prática) – Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas; Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, edge loops e merge

Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas

» Por que precisamos de polígonos em ambientes interativos?

Excelente vídeo introdutório sobre o que são polígonos, como são representados na tela, e porque são tão importantes em ambientes tridimensionais.

 

» Primitivas

O Autodesk Maya fornece um conjunto de ferramentas de modelagem 3D para auxiliar na criação de objetos. Esse vídeo explica o básico sobre a criação dessas formas simples denominadas primitivas.

 

» NURBS

Vídeo mostrando as bases da modelagem de NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines).

 

» Polígonos x NURBS

Afinal, qual a diferença entre modelagem com primitivas e com NURBS?

 

 


Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, edge loops e merge

» Extrude e edge loops

Vídeo sobre os usos básicos das ferramentas de edge loop e extrude (duas das mais usadas em modelagem 3D).

 

» Merge e Bevel

As ferramentas merge e bevel são mostradas nesse vídeo.

 

» Combine meshes

Vídeo que sintetiza a função de combinar diferentes malhas em um único objeto.

 

» Bridge

Ferramenta muito utilizada, a bridge permite criar pontes entre polígonos.

 

» Smooth

Vídeo explicando como suavizar as malhas poligonais (atenção: o seu uso em excesso pode levar a travamentos da área de trabalho do Maya ou até mesmo congelamentos do computador).

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando somente Primitivas, modele, a partir da imagem de referência, o templo.

 

  • Utilizando primitivas e o kit de Ferramentas, modele, a partir da imagem de referência, o gládio romano.

 

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Modele, a partir das imagens de referência abaixo, apenas o exterior de uma casa viking construída no Museu de Trelleborg (Dinamarca). Atenha-se apenas à estrutura geral, não se incomode com as telhas, e lembre-se que o telhado era levemente curvado, parecendo um casco de uma embarcação. Dica: você pode modelar cada tábua de madeira das paredes ou, para facilitar, utilizar edges loops e bevels em um cubo para emular a separação entre as tábuas e, assim, dar profundidade às paredes.

 

 

 

 

 

 

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

16 thoughts on “Aula 2 (Prática) – Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas; Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, edge loops e merge

    1. Olá, Renata!
      Parabéns pela casa: ela ficou bastante parecida com as imagens de referência. Existem algumas faces sobrepostas no modelo, mas isso é algo que a gente vai aprender a “limpar” mais pra frente. Gostei da sua solução para os adornos frontais no topo do telhado. A ressalva fica por conta da base da casa, que está acima do plano que emula o solo: é necessário ver se no Maya está assim ou se foi algum problema durante a exportação do FBX. Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Paul!
      De fato, o modelo está com alguns problemas estruturais, mas que podem ser resolvidos se um dia você quiser remodelar: eu aconselharia a fazer tudo a partir de um cubo só, puxando o telhado dele também e colocando edge loops para dar a forma final. Mas o importante aqui é utilizar as ferramentas básicas do Maya para dar treinar, e o seu modelo dá conta! Continue o bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus!
      Sua casa ficou muito boa, parabéns. Vi que a maior parte você puxou de um polígono só (cubo) e isso é muito bom quando se trata de modelagem para renderização em tempo real. Minha sugestão seria tentar usar menos edge loops nos adornos sobre o telhado (os “chifres”): dá para manter a ideia geral da estrutura usando menos polígonos e, assim, ganhar em processamento. Mas isso vem com o tempo, continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Vinicius!
      Seu modelo ficou com a estrutura básica bem elaborada. Eu acrescentaria mais um edge loop em cada extremidade do telhado para poder puxar os vértices e deixá-lo mais redondinho. Também é possível fazer a cobertura de telha das colunas com um polígono só, mas é opcional. Parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Georgete!
      Muito bom o seu modelo! Gostei bastante das laterais, você fez todos os detalhes. Para um modelo voltado à animação, acho que está de acordo. Se fosse para jogos, iria apenas sugerir usar menos subdivisões no telhado, para diminuir o número de polígonos. Continue assim!
      Alex

      Responder
  1. Olá, Alex!
    Tudo bem?

    Aqui ficou o meu protótipo. Meu Maya travou várias vezes e perdi as que eu tinha feito.
    Estava travando de novo e só metade do telhado subiu. Consigo remodelar e atualizar ela nos próximos dias.
    Mas a última ficou, partindo de um único cubo, deste modo! https://skfb.ly/6ysQO

    Abraços.

    Responder
    1. Oi, Gustavo!
      O modelo realmente apresenta algumas falhas nos polígonos, pode ser que, de algum modo, o programa tenha “preenchido” os espaços entre eles causando essa metade “única”. Também faltaram as colunas. Quando puder atualizar, mande pra gente por aqui mesmo. Só alguns ajustes e ficará muito bom!
      Alex

      Responder
    1. Oi, William!
      Seu modelo está realmente muito bom! Gostei particularmente da tábua rodeando a casa abaixo do telhado. Acredito que seria possível diminuir o número de polígonos nas bases dos adornos (“chifres”) da casa. Continue o bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Juliana, seja bem-vinda!
      Seu modelo está excelente: os detalhes no madeiramento e na cobertura central mostram que teve bastante empenho na modelagem, parabéns!
      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *