ARQ5102 – Introdução prática à Ciberarqueologia: Modelagem 3D e Interatividade em tempo real

Aula 2 (Prática) – Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas; Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, loop cut e merge

Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas

» Por que precisamos de polígonos em ambientes interativos?

Excelente vídeo introdutório sobre o que são polígonos, como são representados na tela, e porque são tão importantes em ambientes tridimensionais.

 

» Primitivas

<Acréscimo versão 2019>

Vídeo mostrando como criar primitivas no Blender.

</Acréscimo versão 2019>

O Autodesk Maya fornece um conjunto de ferramentas de modelagem 3D para auxiliar na criação de objetos. Esse vídeo explica o básico sobre a criação dessas formas simples denominadas primitivas.

 

» NURBS

Vídeo mostrando as bases da modelagem de NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines).

 

» Polígonos x NURBS

Afinal, qual a diferença entre modelagem com primitivas e com NURBS?

 

 


Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, edge loops e merge (Blender)

<Acréscimo versão 2019>

» Extrude 

Vídeo sobre os usos básicos da ferramenta Extrude.

 

» Loop Cut 

Vídeo sobre uma das ferramentas mais utilizadas em modelagem 3D, a Loop Cut.

 

» Bevel 

Aqui é apresentada a ferramenta Bevel, usada para criar chanfros.

 

» Knife

Vídeo sobre a ferramenta Knife.

 

» Merge

Apresentação sobre como soldar vértices usando a ferramenta Merge.

 

» Join

Vídeo sobre a junção de objetos no Blender.

 

» Bridge

A ferramenta Bridge permite criar pontes entre arestas.

 

» Inset

Vídeo sobre a ferramenta Inset.

 

» Smooth

Como deixar o seu modelo mais “liso”.

 

</Acréscimo versão 2019>

 

Autodesk Maya (Curso versão 2018)

» Extrude e edge loops

Vídeo sobre os usos básicos das ferramentas de edge loop e extrude (duas das mais usadas em modelagem 3D).

 

» Merge e Bevel

As ferramentas merge e bevel são mostradas nesse vídeo.

 

» Combine meshes

Vídeo que sintetiza a função de combinar diferentes malhas em um único objeto.

 

» Bridge

Ferramenta muito utilizada, a bridge permite criar pontes entre polígonos.

 

» Smooth

Vídeo explicando como suavizar as malhas poligonais (atenção: o seu uso em excesso pode levar a travamentos da área de trabalho do Maya ou até mesmo congelamentos do computador).

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando somente Primitivas, modele, a partir da imagem de referência, o templo.

 

  • Utilizando primitivas e o kit de Ferramentas, modele, a partir da imagem de referência, o gládio romano.

<Acréscimo versão 2019>

</Acréscimo versão 2019>

 

 

<Curso versão 2018>

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em seu perfil no Sketchfab aqui nos comentários (ao final da página). A data limite é até o dia anterior à próxima aula.

  • Modele, a partir das imagens de referência abaixo, apenas o exterior de uma casa viking construída no Museu de Trelleborg (Dinamarca). Atenha-se apenas à estrutura geral, não se incomode com as telhas, e lembre-se que o telhado era levemente curvado, parecendo um casco de uma embarcação. Dica: você pode modelar cada tábua de madeira das paredes ou, para facilitar, utilizar loop cuts e bevels em um cubo para emular a separação entre as tábuas e, assim, dar profundidade às paredes.

 

 

 

 

 

<Acréscimo versão 2019>

 

 

 

</Acréscimo versão 2019>

 

 

 

<Curso versão 2018>

 

 


Powerpoint da aula

Clique aqui para baixar: Download da aula.

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

30 thoughts on “Aula 2 (Prática) – Modelagem Parte I – trabalhando com primitivas; Modelagem Parte II – trabalhando com extrude, loop cut e merge

    1. Olá, Renata!
      Parabéns pela casa: ela ficou bastante parecida com as imagens de referência. Existem algumas faces sobrepostas no modelo, mas isso é algo que a gente vai aprender a “limpar” mais pra frente. Gostei da sua solução para os adornos frontais no topo do telhado. A ressalva fica por conta da base da casa, que está acima do plano que emula o solo: é necessário ver se no Maya está assim ou se foi algum problema durante a exportação do FBX. Bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Paul!
      De fato, o modelo está com alguns problemas estruturais, mas que podem ser resolvidos se um dia você quiser remodelar: eu aconselharia a fazer tudo a partir de um cubo só, puxando o telhado dele também e colocando edge loops para dar a forma final. Mas o importante aqui é utilizar as ferramentas básicas do Maya para dar treinar, e o seu modelo dá conta! Continue o bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Matheus!
      Sua casa ficou muito boa, parabéns. Vi que a maior parte você puxou de um polígono só (cubo) e isso é muito bom quando se trata de modelagem para renderização em tempo real. Minha sugestão seria tentar usar menos edge loops nos adornos sobre o telhado (os “chifres”): dá para manter a ideia geral da estrutura usando menos polígonos e, assim, ganhar em processamento. Mas isso vem com o tempo, continue assim!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Vinicius!
      Seu modelo ficou com a estrutura básica bem elaborada. Eu acrescentaria mais um edge loop em cada extremidade do telhado para poder puxar os vértices e deixá-lo mais redondinho. Também é possível fazer a cobertura de telha das colunas com um polígono só, mas é opcional. Parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Oi, Georgete!
      Muito bom o seu modelo! Gostei bastante das laterais, você fez todos os detalhes. Para um modelo voltado à animação, acho que está de acordo. Se fosse para jogos, iria apenas sugerir usar menos subdivisões no telhado, para diminuir o número de polígonos. Continue assim!
      Alex

      Responder
  1. Olá, Alex!
    Tudo bem?

    Aqui ficou o meu protótipo. Meu Maya travou várias vezes e perdi as que eu tinha feito.
    Estava travando de novo e só metade do telhado subiu. Consigo remodelar e atualizar ela nos próximos dias.
    Mas a última ficou, partindo de um único cubo, deste modo! https://skfb.ly/6ysQO

    Abraços.

    Responder
    1. Oi, Gustavo!
      O modelo realmente apresenta algumas falhas nos polígonos, pode ser que, de algum modo, o programa tenha “preenchido” os espaços entre eles causando essa metade “única”. Também faltaram as colunas. Quando puder atualizar, mande pra gente por aqui mesmo. Só alguns ajustes e ficará muito bom!
      Alex

      Responder
    1. Oi, William!
      Seu modelo está realmente muito bom! Gostei particularmente da tábua rodeando a casa abaixo do telhado. Acredito que seria possível diminuir o número de polígonos nas bases dos adornos (“chifres”) da casa. Continue o bom trabalho!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Juliana, seja bem-vinda!
      Seu modelo está excelente: os detalhes no madeiramento e na cobertura central mostram que teve bastante empenho na modelagem, parabéns!
      Alex

      Responder
    1. Olá, Matheus
      (O link do templo veio como o da casa viking, mas busquei em seu perfil e visualizei: ficou ótimo; o gládio também ficou muito bom: gostei dos detalhes que adicionou)
      A casa está excelente! Achei que você deixou o telhado bem proporcional, e os detalhes das partes frontais e traseiras também fizeram uma boa diferença (além das colunas que lembram os troncos de árvores). Na parte do adorno do telhado, acredito que era possível usar menos polígonos nos “chifres”, para deixar a modelagem mais limpa, mas a forma geral foi muito bem resolvida. Continue assim!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Juliane
      Seu modelo está bastante limpo e isso é ótimo! Minha única sugestão é trabalhar mais a proporção/escala do modelo: a casa seria um pouco mais comprida do que a sua, segundo as imagens de referência.
      Continue assim!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Emerson
      Achei a estrutura da casa muito bem construída, a proporção está adequada também. Chamaria a atenção apenas para os adornos “de chifres” na parte frontal e traseira: a malha 3D deles está bastante deformada e/ou duplicada.
      Bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Thaiane
      Gostei bastante da estrutura geral! De fato, os chifres no adorno estão com um probleminha, mas que podem ser facilmente resolvidos: basta apenas fazer mais uma ou duas extrusões das faces do topo e puxá-las para cima e depois ajeitar para ficarem “curvadas”.
      Bom trabalho!

      Alex

      Responder
    1. Olá, Amanda
      Seu modelo está ótimo. Não sei se a minha sugestão seria válida uma vez que não existe simetria no mundo, mas farei: os “chifres” nos adornos não estão simétricos. Estão com o mesmo número de faces, então é apenas uma questão de ajeitar os vértices na front view.
      Continue assim!

      Alex

      Responder
    1. Oi, Matias
      Parabéns, ficou muito bom. Eu gostei bastante do fato de vc ter modelado os detalhes das madeiras e telhas! É possível, contudo, reduzir o número de polígonos usando bevels e extrudes em um plano ou cubo único ao invés de modelar e duplicar cada um. De qualquer modo, está de parabéns!

      Alex

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *