Ciberarqueologia Prática – Online

Aula 4 – Iluminação e Renderização no Blender / Interface e configuração básica na Unity

 

 

BLENDER

Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Ilumine a construção do templo grego (cena externa) fornecido nos arquivos de aula e renderize uma imagem estática da cena utilizando o renderizador Eevee.

 

  • Ilumine a oficina romana de cerâmicas (cena interna) fornecida nos arquivos de aula e renderize uma imagem estática da cena utilizando o renderizador Cycles.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link da pasta com as renderizações estáticas em .JPG do Blender nos comentários (ao final da página). Suba os arquivos em sua nuvem de preferência (ex: Google Drive) e compartilhe o link de modo público.

  • Ilumine o exterior da sua casa viking texturizada em aula passada.
  • Utilize os modelos presentes na pasta “Viking Longhouse” fornecidos nos arquivos de aula para formar a cena de acordo com o seu desejo. Ilumine o interior.
  • Renderize e envie (do exterior e do interior da casa viking): 03 imagens utilizando o renderizador Eevee e 03 imagens utilizando o renderizador Cycles. As imagens deverão ser em HD (1280 x 720).


 

UNITY

Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercício de aula

  • Utilize os modelos 3D fornecidos na pasta “RomaModularKit_FBX”  (estão linkados em Arquivos de aula) para montar uma cena simples no Unity.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em sua nuvem preferida nos comentários ao final dessa página.

  • O exercício de agora servirá de base para a próxima aula: modele o interior de um Museu. Calma! Não estou pedindo nenhum absurdo: não é para reconstituir o Louvre. Pense no seu museu. Acredito que possa ser algo bem simples: paredes emulando uma sala com alguns poucos totens e objetos sobre eles (você pode modelar novos ou reaproveitar os das aulas passadas). Não esqueça de criar apenas uma textura para o museu em si (os demais objetos terão, cada um, a sua textura). Exporte como FBX e suba na sua nuvem para compartilhar nessa página. Aqui vão meus exemplos de museus:

https://skfb.ly/6STzz

https://skfb.ly/6x9qR

38 thoughts on “Aula 4 – Iluminação e Renderização no Blender / Interface e configuração básica na Unity

    1. Olá, Jessica! Ficaram ótimas as renderizações! Gostei do uso da profundidade de visão na renderização do interior da casa 🙂 Com relação ao transparente da casa no cycles, eu precisaria ver se foi alguma configuração em seu material, pois também achei estranho. E o seu museu está muito bonito: adorei ter usado alguns elementos do kit romano nele! Parabéns mesmo!

    1. Olá, Alexandre! Gostei das renderizações, acho que vc pegou todos os aspectos básicos da renderização. Não vieram imagens do exterior da casa: vc chegou a renderizar? Poderia enviar, por gentileza? Com relação à aula perdida, só dar uma olhadinha no nosso YouTube 🙂 Bom trabalho!

  1. Não sei se é intencional ou não, mas quando clico em responder aqio nos comentários, vai para “Página não encontrada”.

    Eu tinha esquecido de renderizar o exterior. Estão no link: https://bit.ly/2YdPH0D
    O do Cycles deu uma distorção esquisita, mas só nele, não no Eeve, tem alguma ideia do que possa ser? Talvez alguma configuração errada?

    Terminei também o Museu: https://bit.ly/2Nbgapf

    1. Olá, Alexandre! O sistema aqui do site não permite respostas, deve ser algo nele que não sei configurar direito. Com relação aos renders, veja se não há faces sobrepostas ou alguma configuração de sombra extra que está habilitada no Cycles. O seu arquivo do Museu veio vazio pra mim (está só com 4kb de tamanho).

    1. Olá, Jessica. Obrigado pelo envio. Ficaram ótimas as renderizações. Gostei dos ângulos da câmera, bom trabalho!

    1. Olá, Luan. Adorei as renderizações: o gramado que vc criou ficou ótimo, deu uma cara bem diferente à composição. Excelente trabalho!

  2. Boa noite! Estou iniciando a assistir essa aula. Ocorre o mesmo problema que eu comentei anteriormente. Quando adiciono o HDR no Blender ele perde a qualidade. Não fica tão nítido quanto o que aparece na demonstração da aula.

    1. Olá, Luan. O seu arquivo não está abrindo aqui: diz que está como ASCII FBX (esse formato não é suportado no Blender). Você poderia ver se houve algum problema na exportação, por gentileza?

  3. Bom dia, segue link com as renderizações e com o museu. Tive um problema em expor os modelos que fiz no museu (eles estavam ficando roxos quando eu adicionava na cena), então reutilizei modelos do kit romano usado em aula, espero que não tenha problemas. Link: https://bityli.com/5BEzm

    1. Olá, Rafael! No caso do museu, ele veio roxo também: isso está relacionado à exportação: é necessário mudar o path para Copy e clicar no botão de embed, igual está no final da página de texturização. Com relação às renderizações, estão muito boas! Apenas lembre de tornar invisível, no Photoshop a camada UV, pois está aparecendo na casa viking exterior.

    1. Olá, Rafael. As renderizações estão com a texturização correta agora. E o museu texturizado também ficou ótimo: mandou muito bem!

  4. Boa noite! tudo bem?

    Quando coloco o arquivo fbx pra dentro do blender, fica tudo rosa, parece que não identifica a textura. Como corrigir esse erro?

    Obrigado!

    1. Olá, Vander. Mmmm… Nesse caso, vá para a aba Shading, selecione o material e, na janelinha da textura que surgir nos Nós, clique no ícone do pacotinho, ele deve extrair a textura embutida no FBX.

    1. Olá, Thaiane! As renderizações estão excelentes. Gostei bastante da cor esverdeada na renderização exterior da casa. Parabéns!

    1. Oi, Vander. No link só aparece uma imagem (com relação aos objetos “fantasmas”, os materiais ligados a eles estão corretos? Porque não é comum ficarem invisíveis).

    1. Olá, João! Obrigado pelo envio. O FBX do museu veio sem a textura, mas já tinha visto antes, então está ok. Com relação às renderizações, ficaram ótimas! Você trabalhou bem a questão da iluminação, parabéns!

    1. Olá, Vander! As renderizações estão muito boas (também não entendi muito bem o sumiço dos objetos no interior). O museue stá muito bom, gostei da textura de tijolos (há uma pequena descontinuidade nelas em uma parte do museu, mas nada que não possa ser resolvido facilmente no photoshop). Bom trabalho!

    1. Olá, João! Seu museu está muito bom: gostei da distribuição e do uso dos totens em cores escuras, deu um contraste legal, ótimo trabalho!

  5. Finalmente tive um tempo para sentar e consertar as coisas.
    Realmente o problema da casa viking eram faces duplicadas no telhado. Estranho que eu até mandei buscar os vértices duplos, mas ele não tinha achado nenhum. Quando comecei a usar o 2.79, parecia que o comando funcionava melhor… mas provavelmente eu que não sei usar o 2.83… 🙂

    Casa Viking
    https://bit.ly/3iklNjc

    Museu
    https://bit.ly/2VzUgRl

    Abraço,
    Alexandre

    1. Olá, Alexandre! Adorei o seu museu: as cores fortes dão uma cara bem de museu moderno, ficou ótimo, meus parabéns!

  6. Oi professor, boa noite!! Desculpe-me a demora para enviar os arquivos, meu computador é meio lento e custou a gerar as imagens. Eu não consegui introduzir uma imagem HDR no fundo da Casa Viking devido a erro no download delas mesmo. Quando fui jogar elas (que foram várias tentativas) dentro do Blender nenhuma rodou, incluindo com as que eu tentei carregar da página que você nos indicou, então, desde já, peço desculpas por isso (retirei a malha para melhorar a qualidade).

    Segue então o link com as renderizações:

    https://1drv.ms/u/s!Aj7AF95Ju9zTjVf1V4DVKCol1Mdt?e=SgV7lp

    1. Olá, Paulo! Sem problemas, as renderizações ficaram ótimas mesmo sem o HDR, vc iluminou muito bem as cenas, bom trabalho!

  7. A sim, já ia me esquecendo… Eu não consegui de forma alguma transportar o meu museu da UNITY para o Blender para te enviar aqui em formato FBX, e não encontrei na plataforma nenhum modo de exportar o arquivo. Estou te enviando na aba da aula 6 o link com ele pronto e com os efeitos solicitados.

    Queria aproveitar para agradecer pelo curso, nunca na vida eu imaginei que iria aprender a montar um game ou mesmo mexer em uma programação kk Realmente superou as minhas expectativas do curso e com certeza vou utilizar esses métodos em meus artigos. É muito difícil, realmente, mas como você mesmo falou faz toda diferença no meio profissional. Parabéns pelo excelente trabalho! Tudo de bom pra você.

    1. Olá, Paulo! Sem problemas, verei lá. Eu que agradeço a chance que deu ao curso, fico muito feliz com o seu desempenho e por saber que será útil!

Os comentários estão fechados.