Ciberarqueologia Prática – Online

Aula 3 – Texturização no Blender

 

Caso não possua o Photoshop, pode utilizar o programa gratuito GIMP.


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando o seu modelo de vaso grego da aula passada, texturize-o com a imagem fornecida nos Arquivos de aula.

 

  • Desembrulhe (unwrap) a malha do objeto e faça a sua textura no editor de imagens com os arquivos fornecidos nos Arquivos de aula.

 

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em sua nuvem preferida nos comentários ao final dessa página.

  • Você se lembra da casa viking que modelou na Aula 1? Pois bem, é hora de texturizá-la! Faça uma pesquisa para encontrar imagens que melhor se adaptem ao seu modelo 3D (sugiro que dê uma boa olhada no site Textures.com). Abra a malha de seu modelo, exporte o layout  UV  para o seu editor de imagens preferido e crie uma textura apenas (salve como JPG). Suba o arquivo exportado .FBX na sua nuvem e deixe nos comentários.

 

Para exportar o seu arquivo .FBX com as texturas, faça o seguinte:

42 thoughts on “Aula 3 – Texturização no Blender

  1. Segue a minha casa Viking texturizada:
    https://bit.ly/3hdGJIl

    Como eu não estava me acertando em colocar as texturas na original, acabei fazendo outra casa. Acho que até ficou melhor, nada como a prática. Mas na hora de texturizar estava já com pouco tempo e criei um material para cada parte, para poder ajustar tudo no blender.

    1. Olá! Nossa, ficou muito bom! De verdade! O modelo está bem limpo e a texturização ficou ótima. A minha sugestão seria colocar as aberturas das malhas sempre dentro do “quadrado UV” da área de edição: embora tenham ficado ótimas no seu modelo, o fato de estarem pra fora do quadrado (no caso do telhado e paredes), pode dar problema futuro em programas de jogos. Continue o bom trabalho!

  2. Olá. Segue o link do modelo texturizado da casa Viking que fiz na primeira aula. A parte de baixo não dei muita atenção pois a mesma fica escondida. Tive um problema com os Normals, acredito eu, nas duas faces em forma de triângulo na parte da frente e de trás do modelo, quando coloquei na Unity as faces apontam para dentro, então usei a função Recalculate Normals para ver se corrigia, mas não corrigiu. Posteriormente irei corrigir manualmente. Há também o mesmo erro atrás dos adornos no teto da casa.

    https://drive.google.com/file/d/1PVl54X_aNzWODDMPLiadOz-PqxdJZd3v/view?usp=sharing

    1. Olá, Gean! Seu modelo texturizado ficou excelente! Com relação às normais, vc pode fazer o seguinte: vai no botão Show Overlays (canto superior direito) e clica na flechinha – se estiver em modo de edição, vai ver a opção, lá embaixo, de show normals: habilitando, vc terá uma noção melhor das faces que estão para dentro. Aí é simples: basta selecionar as faces, ir em Mesh > Normals > Flip. Vai corrigir. Bom trabalho!

    1. Olá, Lorrana! De fato, a textura não veio embutida no FBX: vc chegou a selecionar o quadradinho azul e mudar o path mode para “copy” como está na página? Porém, vi o mapa UV e vc abriu a malha direitinho, ótimo trabalho!

    1. Olá, Lorrana! Agora veio certinho! De sugestão, só olhar um dos adornos de chifres: uma parte da UV dele ficou para fora da textura, então as faces do modelo ficaram brancas, mas isso se resolve rapidamente copiando e coloando outra textura de madeira no PS. Parabéns!

    1. Oi, Jessica! A sua texturização ficou com algumas falhas com relação ao alinhamento das imagens no Photoshop: isso se deve ao fato de a abertura da malha ter fica um pouquinho confusa: o ideal é sempre abrir a malha de modo que ela lembre uma visão ortográfica dos objetos. Com relação a ver o 2D no 3D, recomendo habilitar o Uv Sync Selection (botão com duas setinhas em direção opostas) na área do mapeamento UV: aí, quando vc selecionar no modelo, vão aparecer na malha 2D as respectivas faces 🙂

    1. Oi, Jessica. O FBX veio sem textura, mas dei uma olhada no UV e parece que melhorou, sim! Ainda tem algumas partes em que a abertura poderia ser otimizada, mas fez um bom trabalho!

    1. Olá, Luan! Obrigado pelo envio. O arquivo veio como .blend: vc teria ele como FBX com as texturas embutidas? Não consigo ver a texturização em arquivo .blend aqui. Olhei as UVs e parecem estar certinhas, faltaram apenas as texturas mesmo.

    1. Olá, Angélica! Eu precisaria do arquivo FBX com as texturas embutidas: o arquivo .blend nao me permite ver o modelo texturizado.

    1. Oi, Angélica. Obrigado pelo envio do FBX! A abertura da casa me parece boa, mas alguns UVs ficaram pra fora do mapeamento, aí pegaram texturas erradas: certifique-se de sempre deixar todas as UVs dentro do quadradinho para não ter esse tipo de problema 😉 Continue o bom trabalho!

    1. Olá, Livia! A sua casa ficou ótima! Só precisa posicionar algumas texturas mais rentes umas às outras: no caso do telhado, por exemplo, ficou um espaçamento preto entre as telhas em duas partes. No geral, muito bom trabalho, continue assim!

  3. Houve apenas um probleminha comigo, as fotos com a textura que eu baixei acabaram ficando com a qualidade muito baixa no resultado. Não sei se isso ocorreu quando coloquei elas no GIMP, ou se foi devido a outro motivo.

    Kalyx: https://drive.google.com/file/d/14wRSnET_jHw67CjOARPiAEbYLyCThLxQ/view?usp=sharing
    Machado pronto: https://drive.google.com/file/d/1TfiRVHCalT4z-NbzxYH45hpM7N21muV6/view?usp=sharing
    Casa viking: https://drive.google.com/file/d/1XfgPjWxKs0yJVi6L0DvyrK_i7IgzfjMl/view?usp=sharing

    Boa noite! Abraços.

    1. Olá, Vander! O machado ficou excelente, parabéns! No caso do vaso grego, o modelo ficou ótimo, mas veio sem a textura (talvez faltou fazer a incorporação dela na hora de exportar). Já a casa viking, não veio o modelo no arquivo (veja se vc estava com ele selecionado quando exportou para FBX).

  4. Professor, tenho uma dúvida: há problema em fazer um UV Mapping para cada parte? Por exemplo uma textura editada só para os pilares, outra só para o telhado e assim sucessivamente, ou daria problema caso fosse utilizado na Unity? (no caso mais de um arquivo jpeg, por exemplo.). Para a renderização gerando imagens eu sei que não daria maiores problemas, desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, João. Não há problema em fazer para cada parte. Terá de criar um material para cada um. Na Unity, se forem poucos materiais, o impacto não é tão grande. O problema começa a aparecer se vc tiver uma cena com muitos elementos ao mesmo tempo.

    1. Olá, Heloise! A texturização ficou ótima! Ocorreu uma leve deformação nas quinas da cobertura das colunas, mas isso se deve mais ao fato de a malha 3D não ter as faces que façam essa quina. No geral, excelente, parabéns!

    1. Olá, João! Ficou ótima a texturização! Gostei da escolha das texturas, deram uma cara nova ao modelo. A bandeira também ficou ótima! Parabéns!

    1. Olá, Rafael! A textura não veio incorporada ao modelo. Dê uma olhadinha na página, ao final, sobre como fazer essa “colagem” da textura ao FBX, por gentileza.

    1. Olá, Thaiane! A texturização está excelente: minha única sugestão é, no topo dos “chifres” da casa, arrumar a textura, pois não ficaram iguais ao restante do adorno. Parabéns!

Os comentários estão fechados.