Ciberarqueologia Prática – Online

Aula 2 – Modelagem a partir de referências no Blender

Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando a imagem de referência como Image Plane, modele dois objetos dentre os abaixo: 1) usando apenas Primitivas e Ferramentas; 2) utilizando NURBS.

 

  • A partir de Primitivas e Ferramentas, modele, utilizando a imagem de referência como Image Plane, um modelo low poly e um modelo high poly da embarcação abaixo.

 


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em sua nuvem preferida nos comentários ao final dessa página.

  • Escolha uma das formas de vaso grego (exceto olpe e pyxis) com alças e modele, utilizando a imagem abaixo como Reference, dois objetos: um low poly e um high poly. Não esqueça de enviar os dois modelos aos professor. Dica: você pode modelar com curvas NURBS e depois converter para polígonos a fim de criar as versões low e high.

 

 

 

Resolução do exercício

36 thoughts on “Aula 2 – Modelagem a partir de referências no Blender

    1. Olá, gostei muito da escolha do vaso: a cratera com voluta é um dos modelos mais complicados de se fazer, mandou bem! Na versão low-poly, vi que a malha está com triângulos ao invés de polígonos: vc modelou a partir de um cilindro ou uma esfera icosaédrica? Ou foi com os contornos de vértices? Não que esteja errado, é só curiosidade mesmo: o modelo ficou muito bom, continue assim!

    1. Olá! O vaso em si ficou muito bom! Faltou aplicar o modificador Screw para que vc pudesse, depois, aplicar o modificador Subdivision Surface a fim de torná-lo high-poly. É coisa simples de resolver 😉

  1. Estava divertido então fiz todos, mas fiz um pouco diferente do método apresentado no vídeo. Fiz o corpo as alças separados e depois usei o join para reunir. Provavelmente isso fez sobrar diversas faces desnecessárias. O que deu mais trabalho foi o Volute Krater, fiz em três pedaços diferentes depoir reuni… Não ficou uma maravilha… mas foi interessante.
    Segue o link: https://bit.ly/2MEh9OH

    1. Olá! Nossa, ficaram excelentes os vasos! a cratera com volutas é a mais difícil, realmente. E se resolveu as alças, está valendo 🙂 Que bom que gostou do exercício! Parabéns mesmo, estão incríveis!

    1. Oi, Jéssica! Não era necessário fazer vários, nãos e preocupe. Gostei do seu modelo! Vc fez com as alças separadas, mas resolveu a questão, parabéns!

    1. Olá, Angélica! Acho que os vasos ficaram muito bons! Com relação às alças, vc pode selecionar todos os vertices e ir reposicionando até eles deixarem de ter esse aspecto de “orelha”. No vaso modificado, ele está triangulado: vc aplicou esse modificador ou fez a partir da icoesfera? Continue o bom trabalho!

    1. Olá, Lorrana. Parabéns, seu vaso ficou excelente! Você fez as alças conectadas ao corpo, ficou muito bom, de verdade!

    1. Olá, Luan. Confesso que eu nunca havia pensado em resolver a questão do pescoço do vaso com um torus, foi bem criativo! Ficou muito bom, continue assim!

    1. Olá, Jessica! No caso, agora vieram os dois vasos em high-poly (com a diferença entre low e high aplicada nas alças apenas). Porém, não se preocupe, vc já havia enviado anteriormente a versão low. Ficaram ótimos!

    1. Olá, Paulo. Acontece o mesmo erro do link anterior: diz que não tenho acesso. Será que ele está como link público? Aguardo o envio.

    1. Olá, Vander! Seus modelos estão muito bons. Gostei bastante da canoa, ela ficou bem hidrodinâmica! Parabéns pelo lécito tbm, deve ficar incrível impresso em 3D!

    1. Olá, Heloise! A panatenaica ficou muito boa. Minha sugestão seria olhar as alças, porque o meio delas ficou um pouquinho deformado para dentro. Essa versão que me enviou é a high-poly, correto? Vc teria a low-poly tbm para me enviar, por gentileza?

Os comentários estão fechados.