Ciberarqueologia Prática – Online

Aula 1 – Interface do Blender e modelagem básica

PARE AGORA O QUE ESTÁ FAZENDO!

Antes de tudo, baixe o Blender  nesse link: https://www.blender.org/download/

Uma dica: caso o servidor do site do Blender esteja demorando muito para fazer o download, você pode baixar o programa via plataforma Steam aqui.

 

 


Arquivos de aula

Clique aqui para baixar: Arquivo de aula.


Exercícios de aula

  • Utilizando somente Primitivas, modele, a partir da imagem de referência, o templo.

 

  • Utilizando primitivas e o kit de Ferramentas, modele, a partir da imagem de referência, o gládio romano.


Exercício para entregar

Atenção: Não esqueça de deixar o link do modelo que subiu em sua nuvem preferida nos comentários ao final dessa página.

  • Modele, a partir das imagens de referência abaixo, apenas o exterior de uma casa viking construída no Museu de Trelleborg (Dinamarca). Atenha-se apenas à estrutura geral, não se incomode com as telhas, e lembre-se que o telhado era levemente curvado, parecendo um casco de uma embarcação. Dica: você pode modelar cada tábua de madeira das paredes ou, para facilitar, utilizar loop cuts e bevels em um cubo para emular a separação entre as tábuas e, assim, dar profundidade às paredes.

 

 

 

 

 

Resolução do exercício

32 thoughts on “Aula 1 – Interface do Blender e modelagem básica

    1. Olá! Ficou ótimo os eu modelo! Gostei bastante dos adornos que modelou para a frente da casa. Também gostei da curvatura do telhado, que lembra o casco de um navio. Minha sugestão seria utilizar menos loop cuts nas paredes laterais da casa, pois eles criam polígonos a mais que não necessariamente serão utilizados (só se fossem tábuas feitas a partir de extrude, por exemplo). Continue o bom trabalho!

    1. Olá 🙂 Achei bem legal as paredes serem feitas de tábuas! Acredito que foram feitas por extrusão, correto? Então isso demonstra que vc aprendeu bem essa ferramenta. Minha sugestão seria tentar modelar a parte dos adornos (“chifre”) do telhado a partir de uma peça/cubo única. No geral, um ótimo trabalho, meus parabéns!

    1. Olá! Acho que o seu máximo ficou muito bom! Achei interessante como resolveu as “canaletas” das quinas da cobertura das colunas (só precisa dar uma olhadinha porque têm faces se sobrepondo nelas). Talvez os “chifres” tenham ficado um pouquinho alongados, mas é questão de estilo mesmo. Acredito que vc mandou bem na intenção do exercício que era treinar loop cuts, movimentação básica, extrusão e duplicação. Bom trabalho!

    1. Olá, Angélica. Parabéns, ficou muito boa a sua casa! Acho que está bastante proporcional. Gostei dos adornos de chifre no telhado, parece que vc resolveu bem ao extrudar as faces individualmente. Minha ressalva ficaria com relação às colunas: elas estão achatadas no eixo X: não sei se foi opção de modelagem sua (que pode ter sido tbm, sem problemas), ou se, na hora se vc fazer o escalonamento, acabou por “achatar” um dos lados ao invés de diminuir a coluna toda por igual. De qualquer maneira, mandou muito bem no trabalho, continue assim!

    1. Olá, Lorrana. Sua casa está ótima! Adorei os detalhes da frente da casa, das tábuas e dos adornos, ficaram muito bons. Minha sugestão seria subir um pouquinho mais as colunas para ficarem mais próximas da cobertura, mas está ótimo. Está no caminho certo, não desista! 😉

    1. Olá! Achei sua casa muito bem proporcional. Gostei do fato de ter criado a abertura das portas também. Acredito que esteja ótimo! Minha única sugestão seria dar uma olhadinha nos vértices laterais do telhado: existem dois pontos em que eles estão desalinhados dos demais. Parabéns!

    1. Olá! Gostei da sua casa: a forma do telhado está lembrando bem a da embarcação! Minha sugestão seria com relação às proporções: as colunas mais “gordinhas” deixaram a casa com um aspecto de pequenina – se as colunas fossem menos espessas, daria uma impressão de a escala da casa ser muito maior. Mas foi um bom trabalho, continue assim!

    1. Olá, Luan! Sua casa está ótima! Muito proporcional e os adornos do telhado também ficaram muito bons. O modelo está bem clean, bom trabalho!

    1. Olá, Paulo, seja bem-vindo. Infelizmente, quando clico no link, ele diz que o arquivo não existe na pasta. Você poderia me enviar novamente, por gentileza?

  1. Boa noite! Apesar de estar compartilhando só agora, tenho acompanhado o curso desde o inicio, atrasei as últimas três aulas e tentarei entregar os demais até o prazo.

    Estou gostando muito das aulas. Obrigado pela oportunidade!

    Trabalho pesquisando a iconografia dos vasos gregos, também fazendo um projeto de impressão 3D deles com o vjoaob para uso didático.

    Templo grego: https://drive.google.com/file/d/1wbU5zviYIT-SrSHUVo1pIPCUJX_RPwCx/view?usp=sharing
    Gladio Romano: https://drive.google.com/file/d/1rh3UCacWcnUwL2GVV1_xo3sEtASmf8qW/view?usp=sharing
    Casa viking: https://drive.google.com/file/d/1LgEcvyRZng-1hkPWTEe_AjIRz8CT-JSe/view?usp=sharing

    1. Olá, Vander! Obrigado por seguir o curso. Seus três modelos ficaram excelentes: vc trabalhou muito bem as proporções e detalhes neles – a cobertura das colunas da casa viking mais curvada deu um charme especial. Ótimo trabalho e parabéns pela iniciativa de uso 3D impresso para a Educação!

    1. Olá, Heloise! Obrigado pelo envio: o seu modelo ficou muito bem distribuído na modelagem, está bem limpa, por sinal. Parabéns, continue assim!

    1. Olá, Paulo! Sua casa viking ficou muito boa, uma ótima modelagem. Gostei do detalhe no topo do telhado, fez diferença. Continue assim!

Os comentários estão fechados.